O Grupo Bio Ritmo, dono da rede de academias Smart Fit, foi notificado pelo Procon, São Paulo, na tarde desta quarta-feira (03), após ter sido registrado, 838 reclamações de consumidores nesse período de pandemia de coronavírus. A maioria das queixas é de clientes que não conseguiram cancelar seus contratos.
Apenas entre os dias 1 e 3 de junho, o órgão recebeu 400 reclamações contra a empresa. Nas redes sociais, clientes da rede afirmam que a empresa tem exigido que os pedidos de cancelamento sejam feitos presencialmente. As academias do grupo, porém, estão fechadas em decorrência das medidas restritivas decretadas pelas autoridades para combater a pandemia de coronavírus. Nas queixas, os clientes afirmam que não conseguem ser atendidos por telefone e que o grupo se nega a fazer cancelamentos por email.
A empresa tem sido alvo de campanhas na internet que estimulam boicotes e cancelamentos, depois que Edgar Corona, dono das redes Bio Ritmo e Smart Fit passou a ser um dos alvos da operação da Polícia Federal que investiga esquemas de fake news. Procurada, a Smart Fit diz em nota, que não fará cancelamentos enquanto as academias estiverem fechadas. “Porém, não existe qualquer prejuízo aos clientes, uma vez que as mensalidades não estão sendo cobradas”. A rede de academias terá 72 horas para responder ao Procon, contadas a partir desta quinta-feira (04), e pode ser multada se o órgão constatar irregularidades.