Vereador e pré-candidato a reeleição Rodrigo Coutinho (Solidariedade) foi homenageado na noite do último sábado (24), por moradores de um dos quarteirões da Rua Camboim, em Setúbal, Bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele foi recebido em clima de festa, com direito a bolo e salgados, por ocasião de encontro de inauguração idealizado por um grupo de condôminos dos prédios localizados na via, liderados por Kátia Valeska. Evento aconteceu respeitando as normas sanitárias contra a Covid-19.
O trecho inaugurado da Rua Camboim foi durante 40 anos, o retrato do descaso do poder público. Apesar de a população local pagar altos impostos, além de outras taxas públicas obrigatórias; a localidade nunca havia conhecido o serviço de varrição e outros benefícios, que seus habitantes clamavam, com direito. Sem asfalto, nem drenagem e sob alegações infundadas – inclusive que já constava com pavimentação – por gestões anteriores, os moradores viveram décadas encarando a poeira no verão escaldante e buracos e lama durante o inverno.

“Era lenço no rosto e sapatos nas mãos”, observou um dos moradores, que preferiu não se identificar. A situação sensibilizou o Parlamentar, que correu atrás dos órgãos responsáveis, como a Emlurb, para tirar a obra do papel. “A luta foi árdua dos dois lados. Haviam obstáculos sim: um deles a falta de direcionamento de verbas. Programas como o de Orçamento Participativo por exemplo, infelizmente não era viável para a realidade da área” disse o Candidato em entrevista ao blog.
Solícito e acessível ao clamor da população, Rodrigo Coutinho é o vereador mais jovem na atual legislatura da Câmara do Recife, mas já pontua grandes feitos no seu primeiro mandato. É presidente de três importantes comissões: Defesa Civil, Planejamento e Obras e Plano Diretor do Recife. Além da Camboim, o candidato à reeleição, também beneficiou outras 27 vias, nos bairro: Ipsep, Cajueiro, Dois Unidos, Jardim Santa Helena, Iputinga, Ibura e Boa Viagem (Setúbal).

Projetos de lei como o Estatuto do Pedestre, que prioriza e dá segurança ao pedestre, e o movimento @procapibaribe, que ja retirou cerca de cinco toneladas de lixo das margens do Rio Capibaribe, também são de autoria do vereador, que segue firme em busca do seu segundo mandato na CMR. Os recursos empregados na pavimentação e drenagem da via, foram oriundos do Governo Federal repassados à Prefeitura do Recife, direcionados para este fim.