SEMINÁRIO CONEXÕES TRANSNORDESTINA REÚNE ESPACIALISTAS E AUTORIDADES, EM BELO JARDIM, NESTA QUINTA(25)

 Municipio de Belo Jardim, no Agreste do Estado, distante 185 quilômetros do Recife recebe, nesta quinta-feira (25), a partir das 09h, o “Seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco

Promovido pelo Movimento Econômico e patrocinado pela Sudene, Governo de Pernambuco, Porto de Suape e Baterias Moura, o evento reunirá especialistas, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir os impactos e as oportunidades geradas pela construção do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes de grande relevância regional e nacional como: o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o  diretor de Metalurgia, Compras e Sustentabilidade da Baterias Moura.

E também, Flávio Bruno; o vice-presidente da Associação Avícola de Pernambuco e presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras, e o especialista em transporte e membro das Academias Nacional e Pernambucana de Engenharia, Maurício.

Durante edição do Fórum Nordeste, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a licitação para a retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape está prevista para outubro. Segundo ele, no projeto de desenvolvimento regional, o governo federal considera a inclusão do trecho pernambucano como prioritária.

O evento é uma oportunidade para ampliar o diálogo sobre a atualização do projeto da ferrovia, que prevê o deslocamento dos trilhos para cerca de 16 km do centro de Belo Jardim. A construção da ferrovia promete reduzir significativamente os custos logísticos para cadeias produtivas essenciais, como a avicultura – concentrada no Agreste -, o polo de baterias automotivas e outros segmentos locais.

Bruno Veloso, presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), ressalta os impactos positivos da ferrovia para todo o Estado, estimulando a competitividade e atraindo novos negócios em todas as regiões, do Sertão ao Litoral. O Conexões Transnordestina faz parte de uma série itinerante que já passou por Salgueiro, Petrolina e Araripina, com próximas edições previstas para São Bento do Una, Caruaru e Recife até o final do ano.

Com a expectativa de que o edital para a retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape seja lançado pelo governo federal em outubro, o seminário surge como um importante espaço de debate e conexão entre setores produtivos, técnicos e a sociedade civil em prol da modernização da logística regional.

SERVIÇO

  • Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Move Pernambuco.
  • Data: 25 de setembro de 2025.
  • Horário: 9h às 13h.
  • Local: Hotel Lacazzona – km 180 número 1340, na BR-232, Belo Jardim (PE).
  • Inscrições gratuitas: pelo site Sympla

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *