Chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (20), as vacinas para testagem contra o novo coronavírus produzidas pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. O material, que teve a última partida de Frankfurt, na Alemanha, chegou em território nacional depois de 11 horas de viagem, por volta das 4h20 de hoje , no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
O material para testagem seguirá para o Instituto Butantan, em São Paulo, que conduzirá o estudo. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep já autorizou o início da fase de testes clínicos com a vacina, que devem acontecer por três meses. Nesta fase, a terceira do estudo, o Conep busca comprovar a segurança e a eficácia da vacina contra a Covid-19.
Serão testados nove mil voluntários recrutados para participar da experiência. A inscrição dos interessados foi feita por aplicativo, lançado na última segunda-feira. O diretor do Butantan, Dimas Covas, à frente do estudo com a “Coronavac”, disse que a vacina é considerada uma das mais promissoras do mundo e que está otimista para disponibilizar o imunizante no Brasil, no fim deste ano ou no início de 2021.
Segundo ele, nos estudos preliminares, mais de 90% dos participantes desenvolveram anticorpos desejados. Os testes serão realizados em voluntários de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Os participantes não podem ter sido infectados pelo vírus nem devem participar de outros estudos. Mulheres não podem estar grávidas ou planejar gravidez por três meses.