A inauguração da nova infraestrutura do aeroporto de São Luís posiciona o Estado do Maranhão, o segundo maior da região Nordeste, na rota do turismo internacional. A entrega das obras de requalificação do sítio aeroportuário foi realizada na tarde desta sexta-feira (29) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Com um investimento de R$ 117 milhões, a nova estrutura amplia a capacidade operacional, melhora a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas na principal porta de entrada da cidade. As intervenções no complexo também possibilitaram a habilitação alfandegária, essencial para a implementação de operações internacionais no aeroporto.
O ministro Silvio Costa Filho afirmou que a nova infraestrutura deve impulsionar o turismo local além das fronteiras brasileiras. “A importância deste aeroporto pronto, não é apenas para o turista que vem nos visitar, mas, sobretudo, para o maranhense, que terá o privilégio de utilizar essa estrutura modernizada.
“Esta é apenas a primeira etapa. Além disso, vamos trabalhar para expandir a malha aérea do estado e aumentar a oferta de voos. Em parceria com a Embratur, buscamos voos internacionais, incluindo novos destinos como Portugal e Estados Unidos”, destacou.
Realizadas pela CCR Aeroportos, concessionária responsável pela gestão do espaço desde 2021, as obras vão garantir aos usuários mais conforto e comodidade. As melhorias incluem a ampliação do terminal de passageiros, reformas nos balcões de check-in e a construção de pontes de embarque, que terão infraestrutura mais moderna e acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Agora, o terminal de passageiros, que antes contava com apenas uma sala de embarque, passará a ter três, com 750 metros quadrados cada. O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destacou que a melhoria do modal aéreo depende principalmente da contribuição da iniciativa privada, que tem feito investimentos significativos e gerido os terminais de maneira eficiente. “A política de concessão dos aeroportos no Brasil é um grande sucesso”.
“Temos alcançado resultados muito positivos, com uma infraestrutura aeroportuária ampliada, que aumenta o conforto, a segurança e a capacidade operacional. Essa política precisa continuar para que o brasileiro possa voar com mais qualidade e segurança”, afirmou.
MAIOR FLUXO DE VOOS
As obras também garantirão maior segurança operacional, otimização da pista de pouso e decolagem, adequação da sinalização para operações diurnas e noturnas, e a ampliação da área de escape. Essas melhorias possibilitarão o aumento do fluxo de aeronaves, o que deve resultar em maior oferta de voos e preços mais competitivos.
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil, o preço médio do bilhete aéreo no estado caiu 8,5% em outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, sendo comercializado por R$ 732,25.
O trabalho do Ministério de Portos e Aeroportos na requalificação dos aeroportos, aliado ao diálogo constante com as empresas aéreas e ao bom momento econômico do país, tem atraído novos voos para o Brasil. No aeroporto de São Luís, o cenário não é diferente.
Em outubro, mais de 130 mil turistas passaram pelo terminal, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, quase 1,33 milhão de passageiros utilizaram o aeroporto de São Luís, o melhor resultado para o período desde 2015.
“O Maranhão hoje é fundamental para o desenvolvimento do turismo. Nos últimos dois anos, o setor cresceu mais de 40%, com destaque para o turismo internacional. Era necessário realizar novos investimentos para melhorar as condições de infraestrutura e receber mais turistas, beneficiando principalmente a população local.
O resultado desse investimento será o crescimento do setor na região. Neste ano, esperamos que a movimentação no aeroporto de São Luís cresça no mínimo 3%, atingindo 1,7 milhão de passageiros”, afirmou o Ministro.
Foto: Eduardo Oliveira