GOVERNO DO ESTADO INVESTE MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

 

Governo Raquel Lyra vai investir mais de R$ 2 milhões em micro e pequenas empresas pernambucanas que apresentarem propostas inovadoras que ampliem a competitividade territorial do Estado. A seleção das iniciativas vai ocorrer através do edital Compet Soluções, lançado nesta quinta-feira (28) durante o Movimenta Indústria PE, evento que promoveu a inovação e o debate sobre os avanços e perspectivas da indústria pernambucana. 

O edital é promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia e em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE).

“O objetivo do edital é apoiar micro e pequenas empresas pernambucanas em projetos inovadores que possam solucionar os desafios de indústrias, empresas, associações e cooperativas para desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, por exemplo”.

“O nosso foco é estimular a inovação no setor e gerar mais competitividade em Pernambuco, considerando a formação de parcerias e a integração de tecnologias e conhecimentos”, destaca a secretária de CTI, Mauricélia Montenegro.

O edital busca o desenvolvimento de soluções tecnológicas e ascensão de Associações ou Cooperativas com vocações nas áreas de Confecções e Moda, Gesso, Movelaria, Panificação, Saúde, Artesanato, Turismo e Cultura, Agricultura e Agropecuária.

“A grande vantagem para essas empresas de base tecnológica é que elas vão poder gerar novos produtos, novas soluções que podem ficar dentro daquele portfólio e, ao mesmo tempo, aumentar a carteira de clientes, onde todo o recurso que é necessário para o desenvolvimento da solução é pago pelo Governo do Estado de Pernambuco”, reforçou o diretor de Inovação da Secti/PE, César Andrade. 

Para acessar o edital, os interessados devem entrar no site www.facepe.br. Os projetos selecionados terão um prazo de 12 meses de execução e as propostas poderão ser submetidas até 20 de janeiro de 2025, através do sistema Agilfap.

MOVIMENTA INDÚSTRIA

 Cerca de 200 pessoas estiveram nesta quinta-feira (28) na segunda edição do Movimenta Indústria, evento que reuniu representantes do setor da indústria para promover a inovação e o debate sobre os avanços e perspectivas da indústria pernambucana. O encontro, realizado no Parqtel, no Bairro da Várzea, destacou a importância da colaboração entre os diferentes agentes para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das indústrias locais. 

Com uma programação que incluiu palestras e painéis, o Movimenta serviu como plataforma para a troca de ideias, a criação de parcerias estratégicas e o estímulo à inovação. “Aqui, a gente faz esse encontro da inovação com o setor produtivo.

“Aqui a gente apresenta vários exemplos do apoio do Estado, como as oportunidades através do Fundo Inovar, através de editais de fomento da Facepe, de uma maneira que a gente possa acelerar essas startups fazendo, como eu já disse, um encontro delas com o setor produtivo”, pontuou a vice-governadora do Estado, Priscila Krause, que participou da abertura do evento. 

Para a secretária de CTI, Mauricélia Montenegro, o Movimenta Indústria PE reforça o compromisso do estado em ser um protagonista no cenário da Indústria 4.0, promovendo o desenvolvimento econômico alinhado às demandas do mercado global. “A gente tem um objetivo de integrar indústria, governo e academia e estimular a ideia de que inovação também acontece na indústria”.

Às vezes as indústrias ficam um pouco separadas, ficam distantes sem saber o que está acontecendo. E a gente traz aqui startups, modelos de inovação, lançamos editais, porque hoje se fala muito da indústria 4.0. Mas como é que chega nessa indústria 4.0?

Como é que implementa inteligência artificial, a internet das coisas, o cloud computer. Como é que elas se atualizam? Esse evento tem o objetivo de atualizar a indústria sobre o que tem de mais novo acontecendo na inovação aqui em Pernambuco”, concluiu a Secretária.

Fotos: Saulo Aleixo/SectiPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *