Ir para o conteúdo
sexta-feira, 6 de novembro de 2026

Política e cotidiano de Pernambuco

POLÍTICA

ROMERO ALBUQUERQUE APRESENTA PL QUE PERMITE PRESENÇA DE PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

Por Luzimar Dias

Deputado Romero Albuquerque (PP, apresentou esta semana, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, Projeto de Lei que estabelece procedimentos, individuais e coletivos, para a retomada da presença de público aos jogos, no Estado. Mais de 40.000 cadeiras vazias. É como a Arena Pernambuco tem estado desde a retomada das partidas de futebol. O cenário não é diferente nos outros estádios.

Parlamentar deu entrada no PL, na última quarta-feira e vai solicitar que o texto tramite em regime urgência. A proposição adota um protocolo rigoroso, com base em medidas tomadas por outros países e cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro. O PL estabelece medidas permanentes e variáveis, que devem ser proporcionais aos estágios de risco e às etapas do Plano de Convivência com a Covid-19.

Proposição estabelece três níveis que deverão ser observados para que os estádios abram ou não os portões para a torcida: risco moderado e alto – níveis mais permissivos e risco muito alto, que restringe totalmente a presença dos amantes de futebol. No geral, os estádios e ginásios esportivos com capacidade de até 10 mil pessoas poderão receber até 1/5 do público que os estabelecimentos comportam, com distanciamento de 2,0 m entre as pessoas.

Quando a capacidade for superior a 10 mil, o distanciamento aumenta 1,0 m e a limitação de público deve ser de 1/10 da capacidade. Ainda são previstas a disponibilização de dispositivos para lavar as mãos, equipamentos de proteção individual para os funcionários que lidam diretamente com o público e para os que operam ações de limpeza e higienização; tratamento adequado dos resíduos gerados – para evitar contaminação ambiental.

Também faz parte do contexto proposto, a divulgação em pontos estratégicos, de materiais educativos e outros meios de informação sobre as medidas protetivas; a venda de ingressos somente online ou por caixa de autoatendimento e, a comprovação de resultado negativo para Covid-19, através de teste realizado até 72 horas antes do evento, entre outras exigências.

A proposta permite que a Secretaria Estadual de Saúde recomende o fechamento dos estádios em caso de agravamento e verificação de novos surtos do vírus. Romero afirma que, “a relação entre a prática do futebol e os torcedores traz potenciais benefícios à saúde”. Parlamentar lembra ainda que, a iniciativa é um importante apoio à indústria esportiva. “A emoção e a energia de estar presente gera engajamento com o esporte – que é instrumento social de inclusão.

“Não há o que se questionar sobre a necessidade de precaução, de cuidados … e a proposta reafirma isso. Se cuidem, se protejam, obedeçam às regras, ou o espetáculo continuará sem plateia”. ressaltou. No Art. 4º, a proposta enfatiza que: “todas as medidas têm caráter obrigatório, cuja inobservância ensejará a aplicação de sanções e que indivíduos flagrados desobedecendo as medidas chamadas permanentes, que tratam de distanciamento e uso correto da máscara, os ambientes de uso coletivo ou compartilhado, poderão ser individualmente responsabilizados”.

De acordo com a proposição, a cada semana epidemiológica, a Secretaria Estadual de Saúde poderá observar, revisar e divulgar os níveis de alerta e risco para a manutenção da regra.

Leia também

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *