A partir desta quinta-feira (03), as Academias Recife voltam a funcionar gradualmente. A Prefeitura do Recife informou que a retomada das atividades é possível devido à melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19, na cidade, que já tem 110 dias de redução dos números.
O cronograma para a reabertura prevê a liberação de dois espaços por dia útil e um aos sábados. No primeiro dia, voltam a funcionar as academias da Mustardinha (pela manhã) e Santo Amaro (à noite). A expectativa da secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça é de que as 18 Academias Recife sejam reabertas até o dia 15 de setembro.
As academias funcionam de segunda a sexta-feira das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h e aos sábados das 6h às 10h. Os alunos do programa são acompanhados por professor e estagiário. Nesta fase, serão permitidos 18 alunos por aula, sendo um por máquina.
“Os protocolos para o retorno incluem distanciamento mínimo de 1,5 metro, não frequentar as academias caso tenha sintomas ou confirmação de contágio da Covid-19, uso de máscaras, aferição da temperatura com termômetro a laser e higienização constante das mãos, materiais esportivos e equipamentos”, explica a secretária-executiva de Esportes, Yane Marques.
Criadas pela atual gestão municipal, as Academias Recife beneficiam os moradores de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) com acesso gratuito a equipamentos de musculação e a instrutores profissionais, que indicam e acompanham as atividades físicas a serem realizadas ao ar livre, pelos usuários, de maneira individualizada.