ÁGUA ESCORRE PELO TETO DO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO E INUNDA SETOR DO 2º ANDAR

Já se passaram quase sete meses desde o rompimento da tubulação de água que causou a queda de parte do teto da unidade de trauma (emergência) no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife. Naquela ocasião, mais de 80 pacientes precisaram ser removidos do setor.

Nesta segunda-feira (28), mais uma ocorrência estrutural assustou os profissionais e pacientes do hospital. Um vídeo enviado à reportagem do JC mostra água escorrendo pelo teto do HR. De acordo com a assessoria de comunicação, o vazamento aconteceu no corredor do segundo andar do prédio.  Informações são JC Online.

De acordo com a assessoria de comunicação, o vazamento aconteceu no corredor do segundo andar do prédio – que atualmente passa por obras de requalificação da estrutura interna. O problema desta vez ocorreu na mesma tubulação de ferro que ocasionou transtornos no último dia 23, quando um vazamento fez ceder parte do forro de gesso do teto na entrada da emergência.

Segundo a assessoria do HR, a equipe de manutenção do HR tem realizado vistoria permanente nos setores, mas o fato ocorrido, nesta segunda-feira, é imprevisível. Ainda assim, a assessoria reconheceu que se trata de uma tubulação antiga e que será trocada brevemente. Não foi enviado mais detalhes.  

A água que escorreu pelo teto do HR, de acordo com o hospital, não causou prejuízos no atendimento aos pacientes e acompanhantes. A assessoria de comunicação informou, ainda, que a equipe de manutenção consertou o vazamento em pouco mais de 30 minutos. 

REFORMA

Em outubro, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, assinou a ordem de serviço da segunda etapa das obras de requalificação estrutural do hospital. Os trabalhos abrangem a revisão e recuperação de toda a estrutura interna do HR, incluindo as redes elétrica e hidráulica. O serviço ainda engloba climatização e impermeabilização das áreas.

O investimento é de R$ 7,2 milhões em recursos oriundos do governo de Pernambuco e o prazo de execução é de oito meses. As obras dessa etapa da recuperação da estrutura do HR já foram iniciadas.

“Por determinação do governador Paulo Câmara seguimos investindo em melhorias na rede estadual de saúde. Essas obras estavam em nosso planejamento e envolvem toda a edificação interna e externa do Hospital da Restauração”.

São serviços que vão modernizar a estrutura da nossa principal emergência, trazendo mais conforto para os pacientes, além de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no HR e que são responsáveis por salvar milhares de vidas todos os dias”, destacou o Secretário.

Além das obras de requalificação da estrutura interna, o serviço de recuperação de toda fachada e também da coberta do HR, está em 10% de execução. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras, que tiveram início no final de agosto, contemplam pintura, restauro e impermeabilização.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) também informou que o HR terá renovado o parque tecnológico. O governo estadual está com processo aberto para a aquisição de novos equipamentos de ressonância magnética, tomografia, hemodinâmica e ultrassom para qualificar o atendimento na unidade.

 O aparato também contará, segundo a SES-PE, com torres de vídeo para endoscopia e monitores multiparâmetros. O investimento total do governo do Estado no HR, com as obras e renovação do parque tecnológico será de R$ 24 milhões.

Fotos – Divulgação e JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *