ALCIDES CARDOSO REFORÇA PEDIDO À PCR PARA REALIZAÇÃO DE MUTIRÃO DA SAÚDE, NO RECIFE

Vereador Alcides Cardoso (DEM) reforçou pedido ao prefeito João Campos (PSB), para instituir o Projeto de Mutirão de Saúde, na capital pernambucana, idealizado pelo seu mandato, por meio do requerimento de número 12000/2021.

Como justificativa, o Parlamentar apresentou nesta terça-feira (16), dados sobre a fila de espera para procedimentos médicos nas unidades de saúde da capital pernambucana.

Na ocasião, o Vereador destacou que faz oposição ao governo, para encontrar soluções junto ao Executivo. “A rede municipal de saúde me preocupa muito. Os números da fila de exames e cirurgias eletivas vêm aumentando de forma exponencial, deixando pacientes sofrendo à espera de atendimento”, disse. 

Alcides Cardoso apresentou os dados obtidos pela Prefeitura do Recife, com base na Lei de Acesso à Informação com os números de pacientes na fila para procedimentos na área da saúde.

“Em janeiro deste ano, foram 75.945 pacientes na fila de espera de exames e 501 usuários para procedimentos cirúrgicos eletivos. Até o último mês de agosto, já eram 83.445 pessoas aguardando a realização de seus exames e 679 pacientes para cirurgias eletivas”, disse.

Ele destacou, ainda, o impacto que a suspensão de procedimentos cirúrgicos, em decorrência da pandemia, causou à população e lembrou que foi lançado um programa para agilizar a realização de cirurgias eletivas pelo Governo de Pernambuco, no último dia 15 de outubro, chamado de “Opera Mais”.

“O programa deve reduzir o tempo de espera para a efetivação dos procedimentos, conforme divulgado pela imprensa. Já a nossa cidade ainda não tem uma ação semelhante”, ressal

Seguindo a linha desse programa, ele propôs à gestão do Recife o Projeto Mutirão de Saúde, para ter um programa na rede municipal. “A proposta prevê que mutirões organizados pela Secretaria de Saúde realizem exames clínicos, laboratoriais, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de baixa complexidade, para diminuir essa fila”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *