ANIVERSÁRIO DE 484 DO RECIFE SERÁ CELEBRADO COM PASSEIOS E PROJEÇÕES VIRTUAIS

A  celebração dos 484 anos da cidade do Recife, nesta sexta-feira (12), será marcada com projeções de imagens, grafitarem, programação especial da Rádio Frei Caneca, desafio do Museu da Cidade e passeio virtual lembrando sobre as novas medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19. De acordo com a PCR, os edifícios Isaac Newton e Renato Costa, localizados na Avenida Agamenon Magalhães, receberão as projeções das 18h às 22h, com mensagens educativas para incentivar o cuidado coletivo.

“Países do mundo seguem enfrentando a pandemia provocada pelo novo coronavírus. No Recife, os cuidados estão redobrados, com medidas restritivas reforçadas e ações educativas para incentivar o cuidado coletivo. Ainda vivemos o enfrentamento à covid-19 e estamos em estado de calamidade pública, e em momentos tão duros algumas celebrações se fazem necessárias”, lembra a gestão.

Segundo a Prefeitura do Recife , as projeções nos edifícios empresarias na Avenida Agamenon Magalhães reforçam o uso da máscara e distanciamento social. “As imagens aparecerão nos edifícios Isaac Newton e Renato Costa, garantindo a visibilidade de quem passa por qualquer um dos sentidos da via. As projeções serão feitas ao anoitecer de sexta-feira”.


PROGRAMAÇÕES

Entre as ações da Secretaria de Turismo do Recife, está na utilização do grafitti para também reforçar as novas condutas sociais frente a pandemia. “Outro presente à cidade e às mulheres recifenses é um painel assinado pelo artista Marquinhos ATG (Marcos Santos), no muro da Avenida Herculano Bandeira com a Rua Carneiro Pessoa. O grafitti reforça o uso da máscara trazendo a imagem de uma mulher e também do nome Recife”.

A prefeitura informou que na Avenida Rio Branco, serão instaladas 22 placas reforçando a campanha Bora se Cuidar, que enfatiza a importância das medidas sanitárias, além de contar, também( no verso) a história do Recife.


Na Rádio Frei Caneca FM, sintonizada na 101.5 FM (ou pelo endereço http://www.freicanecafm.org.br), celebra o aniversário da Capital pernambucana em drops poéticos, sobre os bairros da cidade representando a diversidade recifense. No dia 12, os programas BR-101.5, a partir das 9h, e Salada Pop, às 14h, abrem espaço para blocos musicais temáticos, com artistas e canções que celebram a cidade mais bonita em linha reta do mundo.


O Museu da Cidade vai celebrar, em conjunto, os aniversários do Recife e Olinda, com um desafio no Instagram (@museudacidadedorecife). Quem acertar as 10 perguntas sobre as duas cidades participa de um sorteio para ganhar um conjunto de postais panorâmicos da capital pernambucana.

O quiz foi elaborado pelo historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo setor de pesquisa e iconografia do Museu da Cidade do Recife, e possui questões relacionadas com fatos históricos e curiosidades sobre as duas cidades. Já o conjunto de postais traz imagens panorâmicas do Cais do Porto (autoria: Aurelina Moura), dos bairros do Recife, São José e Santo Antônio (Josivan Rodrigues) e uma ilustração da cidade de Robert Schimidt, de 1826.


Para aqueles que estão saudosos em curtir os atrativos turísticos e de lazer da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer montou um passeio virtual por espaços como o Paço do Frevo, Oficina Brennand, Embaixada dos Bonecos, Paço do Frevo e Teatro do Parque, através de vídeos que serão postados no Instagram (@visitrecife) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *