APP DA PREFEITURA AMPLIA FUNCIONAMENTO E SERVE DE MODELO PARA OUTROS ESTADOS


     Aplicativo Atende em Casa, da Prefeitura do Recife, que oferece atendimento à distância para pacientes com sintomas da Covid-19 foi ampliado com mais funcionalidades de acolhimento emocional e de agendamento de testes – e tem servido de inspiração para outras cidades e estados do Brasil. Até a última  sexta-feira (26), o aplicativo tinha mais de 83 mil cadastrados em Pernambuco,  sendo que, 45,2 mil usuários só no Recife.


  Após se consolidar em território pernambucano , o app serviu de modelo para outras cidades do Norte e Nordeste brasileiro. Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Porto Velho (RO) foram capitais que procuraram o Recife para também adotar a ferramenta. O Estado do Pará também passou a usar a plataforma online. A gestão municipal de Manaus (AM) está em treinamento para também usar o Atende em Casa.

  No último dia 22, a plataforma pernambucana – desenvolvida pela Brainy, Pitang e Fábrica de Negócios – ganhou novas funcionalidades, passando a contar com um canal direto de teleacolhimento e de agendamento de testes para a Covid-19. “O grande ganho do Atende em Casa é conseguir manter em casa quem pode ficar e só encaminhar aos serviços de saúde os casos com aspectos de moderado a grave”, afirma a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

  Antes, para ter acesso ao canal de suporte emocional, o paciente precisava ser encaminhado por um teleorientador. Na nova versão do App, o próprio usuário  acessa os serviços na ferramenta, que pode ser baixada nas lojas de aplicativo para smartphones Android ou acessada pela internet. De acordo com Ana Sofia, o aplicativo já foi enviado ao sistema iOS, mas ainda não houve resposta para a inclusão nas lojas de aplicativos para iPhone. 

  A escuta qualificada é feita por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das práticas integrativas e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Em relação aos testes, a novidade é que antes eram agendados apenaspela internet agora, também podem ser marcados pelo Atende em Casa. Ainda foi ampliado  o público que tem direito à testagem. 

  Com a nova versão do App, podem realizar a marcação online os profissionais dos seguintes serviços essenciais: supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, além de serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade. Pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas e oncológicas,  bem como gestantes no pré-natal com síndrome gripal também são contemplados.  Após o agendamento, o paciente só deve ir até a unidade de testagem escolhida, no dia e horário agendado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *