ARTHUR LIRA: DESFILE DE BLINDADOS NA ESPLANADA É APENAS “CONCINDÊNCIA TRÁGICA”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta segunda-feira (09), que considera o desfile de blindados na Esplanada dos Ministérios, programada pelo Planalto para amanhã (10), uma “coincidência trágica”, com a agenda da Câmara. A declaração foi dada em entrevista ao site O Antagonista.

Os deputados votarão na mesma data a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a adoção do voto impresso no país para as próximas eleições. Lira contou que falou com o Planalto e teve garantias de que o evento já estava programado e que não há nenhum intuito de constranger ou intimidar o Congresso, ou mesmo, de ameaçar a Democracia no País.

“Encaro isso, como uma trágica coincidência, não é que eu apoie essas ações”, disse Lira. O desfile ocorrerá em um momento de forte tensão entre o governo Jair Bolsonaro e o Poder Judiciário. As Forças Armadas planejam um desfile militar inédito em frente ao Palácio do Planalto, conforme comunicado oficial distribuído pela Marinha.

A nota diz que “um comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília”. O destino final é o Campo de Instrução de Formosa – CIF, onde é feito anualmente, desde 1988, um grande treinamento da Marinha – a chamada Operação Formosa.

“Na oportunidade, às 08h30, no Palácio do Planalto, serão entregues ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no CIF”, diz ainda o comunicado.

Apesar da negativa de intimidação recebida do Planalto, Lira reconheceu que, diante do tensionamento presente no País, esse tipo de atitude dá margem a se pensar em uma ameaça ao sistema democrático e disse que, se houver por parte da sociedade, uma vontade de adiamento da votação, que ele estaria disposto a retirar da pauta.

“Esse movimento não é usual. Não sendo usual, em um país que está polarizado do jeito, isso dá cabimento que se especule algum tipo de pressão”, criticou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *