As aulas do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Olinda serão iniciadas nesta quarta-feira (03). Através do tema: “Olinda, Reconectando Aprendizagens”, a Secretaria Municipal de Educação divulga seu calendário de atividades, com a proposta de orientar as equipes pedagógicas, administrativas, pais e estudantes em relação ao contexto atual quanto às questões socioemocionais.
Para o Prefeito de Olinda, professor Lupércio, o momento foi planejado e toda segurança está sendo implementada. “Estamos passando por um momento único no mundo. Diariamente, as medidas tomadas pelo poder público são reavaliadas e pensadas para minimizar os impactos sofridos por toda a população com a atual crise de saúde”.
“Garantir os cuidados necessários com toda a população de Olinda, defender a saúde e a vida são responsabilidades de todos. Sabemos que o trabalho dos educadores nas nossas escolas da Rede Municipal de Ensino é de extrema importância”, afirmou o Prefeito .

“A abertura do ano letivo 2021 representa muita expectativa, reencontros dos coleguinhas, retomada das atividades pedagógicas, novos aprendizados e desafios, mas também será um ano de muitas realizações”, pontua o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.
A Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais intensificará questões socioemocionais, escuta e sensibilização que serão trabalhadas durante todo o mês de fevereiro. Nos dias 03 e 04, as equipes gestoras, pedagógicas e administrativas se reunirão nas unidades de ensino, com o objetivo de levar as orientações com apresentação do Organizador Curricular e Diretrizes do Currículo Contínuo.
O acolhimento socioemocional aos pais/responsáveis acontece de 08 a 12 de fevereiro. De forma presencial e/ou remota, pais/responsáveis estarão reunidos com a equipe gestora e pedagógica escolar reunidos para as atividades que identificarão os níveis individual/ turma quanto às aprendizagens e desenvolvimento, no âmbito de fluência e compreensão leitora. E de forma remota, nos dias 18 e 19, os estudantes serão acolhidos para volta às aulas.
A partir das orientações das atividades realizadas em fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação do Município tem planejamento para um ensino de forma híbrida. De acordo com o secretário Municipal de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, o ensino híbrido acontecerá respeitando o limite da capacidade de atendimento de cada escola. A mesma medida também acontecerá em todas as etapas de ensino: Educação Infantil, Fundamental ano iniciais e finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.




