BELO JARDIM RECEBE O PROJETO ITINERANTE PATRIMÔNIOS DE PERNAMBUCO, DA FUNDARPE

Município de Belo Jardim, no Agreste do Estado é o próximo ponto de parada da 2ª edição do Projeto Itinerante Patrimônios de Pernambuco, no Memorial do IFPE – Campus Belo Jardim. A ação, que é composta por uma exposição e atividades formativas, faz parte do conjunto de iniciativas do Governo do Estado que instituiu o Programa de Educação Patrimonial da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.

O evento de abertura da exposição em Nazaré da Mata acontece na próxima terça-feira (16), às 19h30. A exposição tem o objetivo de ampliar o alcance das ações de identificação e proteção de referências culturais nas cidades, através da interiorização das políticas de preservação cultural do Estado. Em Belo Jardim, a visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 03 de outubro.

“A exposição apresenta painéis informativos sobre a atuação da Fundarpe na preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Os temas incluem bens tombados, bens materiais e imateriais registrados, Patrimônios Vivos, atividades de educação patrimonial e o Patrimônio Ferroviário. Painéis interativos permitirão ao público participar, como através da montagem de quebra-cabeças e outras atividades, e também expressar suas opiniões sobre o patrimônio cultural local.

O objetivo é promover o conhecimento e a valorização do patrimônio. Além da exposição, será oferecida uma oficina destinada a gestores, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na preservação cultural. Convidamos a todos a participar do projeto e a acompanhar as novidades através das redes sociais do Cultura PE”, destacou o gerente de Educação Patrimonial e Articulação da Fundarpe, Flávio Barbosa.

Após passar por Belo Jardim, o projeto segue para o Município de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, entre os dias 08 e 31 de outubro; Jaboatão dos Guararapes, entre os dias 05 e 21 de novembro e com encerramento em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), entre os dias 25 de novembro e 02 de janeiro.

A exposição foi construída a partir da publicação digital da cartilha “Patrimônios de Pernambuco: Materiais e Imateriais”, em comemoração aos 50 anos da Fundarpe, com lançamento no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2023. A mostra é composta por painéis com textos e imagens, vídeos e quebra-cabeças dos Patrimônios de Pernambuco, que geram interatividade com os visitantes.

MÓDULOS DA EXPOSIÇÃO

A Exposição é composta por painéis com textos, imagens e vídeos referentes às categorias de Patrimônio Cultural de Pernambuco: Material, Imaterial, Vivo e Ferroviário. A mostra conta com recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, braile e audiodescrição dos conteúdos e legenda nos vídeos. São cinco painéis: o primeiro, de abertura, traz informações sobre a exposição e a atuação da Fundarpe.

O segundo faz referência ao Patrimônio Cultural Material, com informações sobre os bens materiais protegidos em Pernambuco e as formas de preservação. O terceiro apresenta um conteúdo sobre o Patrimônio Cultural Imaterial e a Política de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, ressaltando sua importância para a salvaguarda dos bens imateriais em Pernambuco.

O quarto painel é voltado a apresentar informações sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, mostrando a distribuição geográfica da rede e seus elementos. O último painel apresenta um mapa onde estão localizados os bens culturais protegidos em Pernambuco, com todas as 12 regiões de desenvolvimento e seus respectivos municípios.

FORMAÇÃO

Além da exposição, a ação itinerante promove a formação “Metodologias participativas de identificação, estudos e difusão de referências culturais” em cada cidade por onde passa, voltada para o público de professores, gestores e interessados no tema, buscando compartilhar orientações e promover metodologias participativas para identificar, pesquisar e proteger referências culturais.

Fotos – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *