CARNAVAL DE OLINDA: AFOXÉS, MARACATUS E GRUPOS DE PERCUSSÃO REALIZAM OFICINAS GRATUITAS

Com a proximidade do Carnaval, maracatus e afoxés de Olinda abrem suas portas para receberem novos integrantes por meio de oficinas gratuitas e ensaios abertos em suas sedes.

O momento é oportuno para as pessoas que queiram aprender a tocar instrumentos, dançar, desfilar no Carnaval, além de aprender sobre as histórias destas manifestações culturais, oriundas dos terreiros de matrizes afro-indígenas de Olinda. 

Além disso, neste período abrem-se oportunidades de vagas de trabalho temporário, principalmente no setor de costura, devido à alta demanda de fabricação de roupas e fantasias para os integrantes. Esta ação colabora para geração de renda, principalmente nas periferias da cidade. 

OFICINAS

Ponto de Cultura Bata Kossô – O grupo percussivo Bata Kossô está com oficinas de percussão e de iniciação ao método musical Bata Kossô. Os interessados irão aprender sobre orquestração percussiva e também sobre a mistura entre os ritmos regionais e a métrica de música afro-indígena.

As aulas acontecem nas quartas-feiras, das 19h às 21h, e nos sábados, das 15h às 16h30, na rua do Piza, nº 128, em Santa Tereza, próximo à Delegacia do Varadouro. Mais informações através do número (81) 99851-5195, Felipe França e também no Instagram – @batakosso

Afoxé Alafin Oyó– O afoxé está oferecendo oficinas de percussão e dança, sempre aos domingos, a partir das 16h. As pessoas poderão aprender agbê, agogô, timbal e tantã com a linguagem musical do afoxé. Na oficina de dança os interessados vão aprender passos de Ijexá e a coreografia do grupo.

As oficinas acontecem na sede do Afoxé Oyó, na rua do Sol, nº 284, Carmo. Mais informações – 81 98848-9968, falar com Bernardo. 

Afoxé Ará Odé– O afoxé está realizando oficinas gratuitas de timbal e agbê todas as terças-feiras, e sábados, sempre às 18h, na sede do grupo, localizada rua São Paulo, nº 402, Jardim Brasil – Olinda. Para mais informações através do número (81) 98896-5102, falar com Paulo. 

Afoxé Babá Orixalá Funfun– O afoxé está ofertando oficinas gratuitas de percussão incluindo agbê, agogô, timbal e tantã, além de aulas de dança. Os interessados irão aprender sobre a arte da dança e música do afoxé. As oficinas acontecem aos domingos, das 15h às 17h, na rua João de Lima, nº 42, Guadalupe. Para mais informações ligar para o número (81) 996387490, falar com Pablo. 

Maracatu Nação de Luanda – O Maracatu realiza oficinas de instrumentos e adereços todas as sextas-feiras e sábados, das 16h às 19h, na rua Rafael Souza Filho, nº 45, Sítio Fragoso. Mais informações (81) 98814-7590, falar com Mestre Valmir Francisco. 

Maracatu Nação Camaleão– O Maracatu realiza oficinas todas as quartas-feiras e domingos. Nas quartas as oficinas acontecem, a partir das 19h, na sede do grupo, localizada na Rua Pedro de Souza Lopes, nº 07, Varadouro. Aos domingos as oficinas acontecem, às 16h, na rua da Boa Hora. 

Fotos: Sandro Barros / PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *