CARNAVAL DE OLINDA: PRÉVIAS DESTE FINAL DE SEMANA TEM FREVO, MARACATU, SAMBA E PERCUSSÃO

O Carnaval 2023 se aproxima e as prévias no Sítio Histórico de Olinda seguem pulsando para os moradores, foliões e turistas. Com foco nisto, a Prefeitura de Olinda vem intensificando os trabalhos de segurança, saúde, mobilidade, entre outro,s na cidade.

Para garantir o bem-estar dos foliões e artistas, a gestão, por meio das secretarias de Cultura, Mobilidade, Saúde, Controle Urbano, Guarda Municipal e Desenvolvimento Social, segue com serviços de ordenamento reforçados durante as prévias deste fim de semana. 

Confira abaixo a programação cultural e os serviços realizados pela Prefeitura neste sábado (28) e domingo (29) de prévias. 

Secretaria de Saúde de Olinda – Policlínica Barros Barreto, no Carmo, continua com os atendimentos gratuitos aos domingos, das 14h às 20h. A iniciativa faz o acolhimento de baixo risco aos foliões e, nos casos mais graves, prestar encaminhamento para os hospitais de referência. Uma viatura do estará à disposição do Samu para remoção de pacientes.

Em parceria com o Governo do Estado, continuam os serviços gratuitos de Testagem Rápida (HIV/Sífilis), além da distribuição de preservativos. Um ônibus estará estacionado em frente ao prédio da Prefeitura, na Rua de São Pedro, a partir das 14h.  A Vigilância Sanitária de Olinda vai intensificar a fiscalização de venda de alimentos.

Serviços 24h – Os serviços de urgência e emergência 24h seguirão funcionando, no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA), localizado na Av. Antônio da Costa Azevedo, s/n em Peixinhos e também o Tricentenário, na R. Dr. Farias N Sobrinho, 232 – Bairro Novo. 

Secretaria de Mobilidade Urbana – A novidade deste domingo (29) é a oferta dos serviços do Detran-PE em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade. Uma estrutura será montada na esquina da Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade, a partir das 14h.

Entre os serviços: emissão de documentos (CRLV); Renovação De CNH; Emissão de Taxas; Consulta de Pontuação; Orientações Gerais. O controle de acesso segue com cinco pontos do Sítio Histórico, são eles:  Ladeira da Sé ; Rua 13 de Maio com a Rua Henrique Dias; Ladeira da Misericórdia; Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade; 27 de Janeiro e reforço na fiscalização entre a Rua do Sol e Sigismundo Gonçalves;

Às 14h a ciclofaixa será desativada e um drone irá monitorar veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem dos blocos e de pessoas. 

Controle Urbano – Mais de 100 profissionais, entre agentes, fiscais e Defesa Civil estarão atuando no reforço para controle para troca de garrafas de vidro por recipientes descartáveis, orientações aos ambulantes.

Cerca de 1.300 garrafas plásticas e mil copos descartáveis estarão disponíveis para troca de garrafas de vidro em sete pontos: sede da Prefeitura com a Rua 15 de novembro; Rua Bispo Coutinho com a São Francisco.

Também estão diponíveis, na  Rua Treze de Maio com a Rua da Boa Hora; Rua do Amparo com a Rua da Bica; Avenida Liberdade com a Praça João Alfredo (Cais Bar); Largo do Amparo com a Rua do Amparo e início da Avenida Liberdade com a Rua do Bonfim.

Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos – Neste domingo, uma campanha para as mulheres que vêm brincar nas prévias de Olinda, chamada ‘Campanha do Basta de Violência Contra a Mulher’, acontece, a partir das 15h, na Praça Maxambomba.

O objetivo é sensibilizar as mulheres para a continuidade da luta contra qualquer tipo de agressão. Na ação serão realizadas abordagens educativas, com entrega de material, além de colocação de tatuagens temporárias.

Profissionais da secretaria e conselheiros tutelares seguirão intensificando a fiscalização de trabalho infantil, vulnerabilidade social e consumo de álcool por crianças e adolescentes. 

O ponto de apoio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade seguirá funcionando, a partir das 14h, na Biblioteca Pública de Olinda, localizada na Avenida Liberdade, 100. 

Escola Livre Redução de Danos – Fique Suave – Um espaço de acolhimento promovido pela Sociedade Civil oferecerá ações preventivas realizadas por redutores de danos, visando a distribuição de kits de redução, informativos, com orientações, terapias integrativas, e no local será possível tomar banho. 

O espaço fica na Rua 13 de Maio, nº 99, e será aberto de sábado a terça-feira, das 9h às 18h. Na prática, as pessoas que precisarem ou que precisem de ajuda, podem ir ao local. 

No local, as pessoas serão acolhidas e encaminhadas para os serviços indicados para cada caso. O local conta com uma equipe de 50 pessoas. Para mais informações no número 81 99740.3512, falar com Ingrid Farias (co-fundadora do espaço).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Sexta – Dia 27

Convenção Pernambucana de Circo e Arte de Rua, no Centro Luiz Freire  e na Praça Do Rosário, a partir das 7h 

Sábado – Dia 28

  • Baile Carnavalesco: Gente É Pra Brilhar, Centro De Cultura Luiz Freire, a partir das 15h
  • Ensaio – Baquetando Bloco Percussivo, Praça Maxambomba, a partir das 15h
  • Oficina e Ensaio – Bata Kossô, rua do Piza, Santa Tereza. Oficina, a partir das 14h às 16h, e ensaio, a partir das 17h

Domingo – Dia 29

  • Cortejo – TCM John Travolta, no Vassourinhas, a partir das 16h
  • Ensaio – Fábrica de Samba, Praça Monsenhor Fabrício (em frente à Prefeitura de Olinda), a partir das 14h
  • Ensaio – Grêmio Recreativo Escola de Samba D’breck,Praça do Baobá (Em Frente ao Fortim do Queijo), a partir das 15h
  • Ensaio – Sambadeiras, Centro de Cultura Luiz Freire, a partir das 14h
  • Ensaio – Grupo Tambores D`Saia, Praça Maxambomba, a partir das 15h
  • Ensaio – Batucada Atômica, Umuarama – Bar do Seu Nivaldo, a partir das 14h
  • IV Festival Batucando com Consciência – Maracatu Nação Camaleão, Mercado da Ribeira, a partir das 16h
  • Cortejo – Maracatu Fantástico A Cabra Alada, Mercado da Ribeira, a partir das 14h
  • Cortejo – Bloco Sombatuki , Rua Waldemar Paulino dos Santos N°151- Varadouro, a partir das 13h
  • Cortejo – Grupo Percussivo Kangoma, em frente à Prefeitura de Olinda, a partir das 15h30
  • Cortejo – Grupo Batadoní, esquina da Praça da Abolição, 15h30
  • Cortejo – A Cocada, Praça do Amaro Branco, a partir das 14h
  • Cortejo – Batuques de Pernambuco, Av. Liberdade, a partir das 15h
  • Cortejo – Tcm O Poderoso Chefão, Rua Vinte e Sete de Janeiro (sede da Pitombeira), a partir das 14h30

Fotos: Sandro Barros e Arquimedes Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *