COLUNA QUINTA-FEIRA 28/05/20

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco denuncia a falta de equipamentos de proteção individuais (EPIs) adequados e disponibilização de equipamentos de proteção de qualidade inferior ou duvidosa as recomendadas, para enfrentar batalha contra Covid-19. Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (27), pela SES/PE o número de profissionais que atuam nos serviços ligados à saúde em Pernambuco infectados pelo novo coronavírus aumentou em 3.142. Agora, são 7.513 pessoas da área que tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. O SIMEPE e todos nós questionamos: Quantos mais precisarão perder a VIDA para que isso mude?

SALÁRIO MÍNIMO – O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) a Medida Provisória (MP) 919/2020, que institui o salário mínimo de R$ 1.045. A MP foi aprovada ontem (26) na Câmara e incorpora ao salário mínimo o aumento que passou a vigorar em janeiro deste ano, quando a MP 916/19 foi publicada.

SANITIZAÇÃO – Prefeitura do Recife  adota processo de sanitização, na  tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus.   A iniciativa tem sido utilizada em locais onde o fluxo de pessoas continua intenso. Postos de saúde, praças e mercados públicos, além de terminais integrados de ônibus, fazem parte de uma rede de locais estratégicos, que receberão agentes de saúde atuando na prevenção de arboviroses e propagação do coronavírus. A ação de sanitização é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e consiste na aplicação de um desinfetante com atuação viricida de alto nível, onde o efeito acontece cinco minutos após a aplicação e atua por 24 horas. O produto foi utilizado na China durante o combate à pandemia.

DOAÇÃO – Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo – organização que desenvolve atividades voltadas para a cultura, educação, saúde e lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos, em Camaragibe.  Os recursos foram destinados pelo Itaú Social para apoiar as famílias do município,  mais impactadas pela pandemia da Covid-19. Camaragibe, é uma das cinco cidades mais atingidas pelo novo coronavírus em Pernambuco.  Através da iniciativa, serão distribuídos kits de higiene, limpeza, refeições, gás de cozinha e cestas básicas.  A doação acontece após análises preliminares para identificar as regiões mais vulneráveis aos efeitos da quarentena.
“Neste momento, é preciso somar esforços dos diferentes atores da sociedade, em parceria com os governos, para garantir rapidamente à população, especialmente às crianças e adolescentes, o acesso à saúde, educação, informação e alimentação”, destaca a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg. Há cerca de 30 anos, o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo desenvolve ações formativas em teatro, percussão, culinária, agroecologia, artesanato, animação cultural e oferece também serviços de interesse social como assessoria jurídica, bazar solidário e terapias integrativas.

IMPEACHMENT STF – Os deputados federais Bia Kicis (PSL-DF), Filipe Barros (PSL-PR), Carlos Jordy (PSL-RJ) e Cabo Junio Amaral (PSL-MG), protocolaram nesta quarta-feira (27), um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes é o relator do inquérito que apura fake news e ameaças contra o STF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *