COLUNA TERÇA-FEIRA 02/06/20

LUIZ EUSTÁQUIO PROPÕE SANITIZAÇÃO PERIÓDICA  EM ABRIGOS  DE IDOSOS

Vereador Luiz Eustáquio (PSB)  apresentou nesta  segunda-feira (01), junto à Câmara do Recife, o Requerimento 2043/2020,  que solicita à Secretaria de Saúde do Recife a sanitização periódica das Instituições públicas e filantrópicas, de longa permanência para Idosos, na capital pernambucana. O documento propõe que sejam realizadas visitais semanais nas 12 Instituições para sanitização dos ambientes. Ao justificar a proposta, o Parlamentar ressaltou que essas instituições são locais de moradia coletiva que abriga um dos grupos vulneráveis às complicações da Covid-19, sendo de fundamental importância a limpeza profunda periódica desses espaços. 
“ Muitos idosos que residem nas Instituições de longa permanência estão contraindo o novo coronavírus. Devemos garantir o direito fundamental à vida. E, neste cenário de pandemia, isso se dá reduzindo a possibilidade de contágio e disseminação da Covid-19,  entre os moradores, profissionais e cuidadores”, defendeu Luiz Eustáquio.  Outro requerimento do parlamentar de número 1316/202, voltado  para o bem estar dos idosos foi aprovado em abril  para a distribuição gratuita de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)  em 12 instituições do Recife. 

ATENDE EM CASA – A partir desta terça-feira (2), o web aplicativo Atende em Casa (serviço voltado para pessoas que manifestam sintomas de síndromes gripais), passará a assistir mais seis municípios pernambucanos – Itaquitinga, na Zona da Mata Norte; Joaquim Nabuco, Catende, Maraial, Amaraji e Barreiros, na Mata Sul do Estado. Com as novas inclusões, mais de 8,3 milhões de pessoas de 156 municípios terão acesso à ferramenta, o que representa cerca de 85% de todo o território pernambucano. Ao preencher um questionário na plataforma virtual sobre os sintomas que sente e a ferramenta faz uma avaliação automática sobre o estágio do usuário, se leve, moderado ou grave. A partir disso, oferece orientações. Até o momento, mais de 74,6 mil usuários já se cadastraram no Atende em Casa.

PRESIDÊNCIA – O PSL Recife tem novo presidente. O advogado Raphael Souto assumiu a nova função neste fim de semana com o aval do presidente nacional da sigla, deputado federal Luciano Bivar.  Entre os objetivos do novo dirigente está a manutenção do crescimento do partido e uma agenda intensa de escuta popular com os filiados que, segundo Raphael, são mais de 60 nomes incluindo ex-vereadores e lideranças comunitárias da cidade.  A Comissão Municipal do Recife ainda é composta por Edilson Gomes, vice-presidente; Marcos Rodrigues, secretário-geral; Bruna Karina, primeira secretária; Neto Guerreiro, tesoureiro- geral; Josué Varela, primeiro tesoureiro e Luciano Marques, Vogal.  “O PSL registrou, após a saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um aumento de 24,8% no número de filiados.  Eram 349 mil em outubro e agora, com os dados atualizados pelo TSE em abril, o partido tem mais de 435 mil, destacou Rafael.

LAVATÓRIOS – Prefeitura de Abreu e Lima instalou  no mercado público do município,  06 lavatórios  portáteis, para us dos comerciantes, feirantes e demais pessoas que circulam no local medida visa incentivar  a higienização frequente das mãos.
Segundo a Prefeitura, ao todo, serão instalados 40 lavatórios portáteis, nos principais pontos de grande fluxo de pessoas na cidade, como: agências bancárias, casas lotéricas, secretarias municipais, postos de saúde, hospital-maternidade, entre outros. Os equipamentos  são compostos de torneira com água, sabão líquido, papel toalha e lixeira.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Rafael Monteiro,  a ação é mais uma iniciativa do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus,  no município. “A presença destes lavatórios faz lembrar a todos que circularem  no local, da grande importância que é lavar as mãos, um gesto simples, mas que pode salvar vidas”,  destacou o  Secretário .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *