Com a participação de dirigentes de todos os órgãos de segurança do Estado, de instituições do Sistema de Justiça, representantes de clubes e da Federação Pernambucana de Futebol, aconteceu, esta semana, a primeira reunião ampliada do Núcleo Permanente de Ações Integradas do Combate à Violência nos Estádios de Futebol (NUDTOR).
Iniciativas foi criada em abril deste ano pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público em Pernambuco (MPPE). Na ocasião, o presidente do Sport Club do Recife, Yuri Romão, esteve presente para prestar apoio ao grupo.
Durante o encontro, foi apresentada a forma de trabalho do núcleo e suas primeiras diretrizes, que incluem cobrar agilidade no cadastramento das torcidas organizadas pelos clubes e a implantação de reconhecimento facial no acesso aos estádios, como prevê a Lei Geral do Esporte (14.497/2023).
Yuri Romão parabenizou a ação do MPPE pela criação do núcleo, que visa defender o torcedor pernambucano. “É importante não apenas que o clube colabore, no sentido de repassar as informações necessárias para o Ministério Público e outros órgãos possam trabalhar, como também podemos proporcionar ao torcedor, que quer levar sua família para o estádio, a garantia de sua integridade”.
O Sport sempre vai apoiar essas ações, seja no repasse de informação quanto na operação dos jogos”, garantiu. Durante a reunião ficou decidido que novos encontros serão marcados com grupos específicos. O próximo, ainda sem data, será com órgãos de segurança e, na sequência, com os clubes e a Federação Pernambucana de Futebol.
O núcleo do MPPE deve se dedicar também à promoção de campanhas de cultura de paz, de seminários e audiências para debater com a sociedade estratégias contra a violência. A Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco será o canal para recebimento de sugestões e reclamações.
Foto: Priscilla Buhr/AMCS




