CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO APONTA BAIXO DESEMPENHO DA PREFEITURA DO JABOATÃO

Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou um relatório que aponta o baixo desempenho da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em áreas como: educação, saúde, vulnerabilidade social, saneamento e meio ambiente.

De acordo com o estudo, houve queda significativa, em 2023, na oferta e na qualidade dos serviços ofertados à população, principalmente, nos setores de educação e saúde, quando comparado com o resultado do ano de 2022. O município atingiu nota global de desempenho de 5,4.

Entre os principais indicadores negativos relacionados à gestão do prefeito Mano Medeiros (PL) está a taxa de cobertura de creches, que é de 11,7%, quando a meta seria de pelo menos 38,6%.

Já na saúde, o levantamento mostra o índice de 51,48% de cobertura na atenção básica, percentual bem abaixo do desejado, que seria de 96%. Outro dado que chama a atenção é com relação à cobertura vacinal – o município atingiu apenas 37,04% do objetivo, fixado em 76,02% pelo Ministério da Saúde.

Atualmente detentora de um dos mais altos índices de violência e criminalidade no Estado, a cidade do Jaboatão dos Guararapes, segundo a análise do CFA, tem pecado na promoção de políticas públicas na área de assistência social.

O estudo aponta que o município possui uma taxa de 31,37% de pessoas em situação de vulnerabilidade social, quase o triplo da meta estipulada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que é de 12,3%.

“Sabemos que esta é uma gestão de continuidade, tendo em vista que, no primeiro mandato do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), o hoje prefeito Mano Medeiros ocupou cargos como os de secretário municipal de Infraestrutura e de chefe de gabinete”.

“Então é, sim, preocupante, que os índices de 2023, relativos ao ‘primeiro ano’ de sua gestão, estejam piores do que os de 2022, quando seu antecessor e padrinho político ainda estava no poder. Há um desgoverno dentro da prefeitura e quem tem sofrido na ponta é a população”, observou o,pré-candidato ao Executivo municipal, Elias Gomes (PT).

IGM-CFA

O índice é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração que consiste em uma métrica da governança pública a partir de eixos nas áreas de finanças, gestão e desempenho.

A ideia é oferecer uma visão mais ampla da situação da cidade como meio de contribuir para a elaboração de políticas e auxiliar os gestores a entender, por meio de dados consolidados, as oportunidades para promover melhorias nos municípios.

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *