O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou, neste domingo (17), durante entrevista coletiva, que a pasta vai distribuir, a partir das 7h desta segunda-feira (18), as doses da vacina CoronaVac, para todas as unidades da Federação. O imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
O informe do Ministro acntceu logo depois de a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária -Anvisa ter aprovado na reunião realizada hoje à tarde, o uso emergencial da CoronaVac e do imunizante da Oxford/AstraZeneca. Segundo Pazuello, o início da vacinação nacional será na próxima quarta-feira (20).
“Determinei imediatamente após a aprovação da Anvisa, que o Departamento de Logística faça a distribuição específica para cada estado e o Distrito Federal. Considerando o nosso cronograma, amanhã, às 7h iniciaremos a distribuição simultânea das doses para todos os estados, com o auxílio do Minsitério da Defesa”, disse Pazuello.
Após reclamar do evento que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), promoveu para festejar a liberação da Coronavac, Pazuello afirmou que, um ato simbólico está sendo organizado pelo Ministério da Saúde para recebimento e imediato envio aos estados, nesta segunda-feira (18), dos imunizantes.
O próprio ministro está entrando em contato com os governadores e segundo o Jornal O Estado de São Paulo já teriam confirmado participação no ato: e Flávio Dino (PCdoB) do Maranhão; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e Helder Barbalho (MDB), do Pará.




