Foto: Leandro de Santana/ DP
Prefeitura de Olinda entregou nesta segunda-feira (07), mais um Centro de Testagem Covid-19 . Iniciativa tem como objetivo aumentar a oferta de exames para diagnosticar a doença provocada pelo novo coronavírus. O segundo centro de testagem está instalado na Avenida Santos Dumont, Bairro do Varadouro e tem capacidade para 150 exames diários – sendo 50 testes rápidos e 100 de SWAB.
O SWAB, disponibiliza o resultado entre quatro e sete dias úteis, sempre a partir das 15h e o paciente pode receber pelo Whatsapp. É importante ressaltar que o local de testagem é destinado para as pessoas que estão com encaminhamento do exame em mãos.
Dessa forma, o lugar irá desafogar a alta demanda das policlínicas. Os pacientes podem procurar o Centro de Testagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar. O protocolo para realização dos exames é coordenado pelo médico infectologista do município, Gabriel Serrano.
O prefeito reeleito de Olinda, professor Lupércio, explicou que o novo espaço faz parte de uma estratégia que está sendo adotada desde o início da pandemia e segue sendo monitorada diariamente. “A ampliação da testagem no mundo vem se mostrando eficaz e nós traçamos um planejamento estratégico que coloca a realização do teste como parte central neste trabalho contra a Covid-19”, afirmou o gestor.
Professor Lupércio ressalta ainda que, no momento, a prefeitura não cogita realizar lockdown e destaca que o futuro do Réveillon e do Carnaval ainda é incerto. “Temos o total interesse de realizar o Carnaval, mas a nossa prioridade é a vida”, pontuou o prefeito.
PROGRAMA PÓS-COVID
Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Rosely Chaves, explica que em Olinda, a prefeitura montou o programa Pós-Covid no qual o paciente infectado terá um acompanhamento médico após o recebimento da alta hospitalar. “O paciente se cadastra em uma plataforma. Feito o cadastro, a assistente social entra em contato com a pessoa para realizar a triagem de qual especialidade ele precisará e abraçar a recuperação desse paciente”, explicou a secretária.