A proporção de mortes por Covid-19, de pessoas maiores de 70 anos, caiu cerca de 58%, na capital pernambucana, em relação ao total de óbitos, desde o início de 2021. Isto significa que, no início de janeiro, o número de óbitos pela doença representava mais da metade do total de mortes por outras causas.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife e mostram a relevância da vacinação no enfrentamento da pandemia.
Na Semana Epidemiológica 1 – SE 1, no mês de janeiro, o número de pessoas nesta faixa etária que morria de Covid-19 representava 66,7%, do total de óbitos registrados. Na Semana Epidemiológica 20, até o dia 22 de maio, esta mesma proporção caiu para 27,8%, ou seja, uma queda de 58,3%.
Houve queda também dos números absolutos de óbitos. Na SE 1, em janeiro, por exemplo, ocorreram 38 mortes de pessoas maiores de 70 anos, enquanto 15 pessoas tiveram morte confirmada de Covid-19, na SE 20.
Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, o avanço da campanha de vacinação tem papel fundamental nessa redução. “Isso mostra que as vacinas são o principal caminho para a saída da pandemia. Todas os imunizantes que estão sendo usados, na cidade cumprem o objetivo de reduzir as internações e os óbitos pela doença.
Por isto, chamamos a atenção das pessoas para completar o esquema vacinal com as duas doses para quem toma Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer”, destacou Luciana. “Além disso, as pessoas precisam seguir com as recomendações sanitárias de higienizar as mãos, evitar aglomerações e usar máscara”, completou a titular da pasta.




