DEMOCRATA JOE BIDEN TOMA POSSE COMO O 46º PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

Foto: Pool / Getty Images North America / Getty Images via AFP

O democrata Joe Biden, de 78 anos, tomou posse, nesta quarta-feira 20, como o 46º presidente dos Estados Unidos, sucedendo o republicano Donald Trunp. Ele prestou juramento diante do Capitólio dos EUA, sede do Congresso americano e discursou em seguida. “Hoje é o dia da Democracia”, disse Biden. “Vamos seguir adiante com velocidade e urgência”.

Biden citou os efeitos do novo coronavírus, que tirou a vida de milhares de americanos e afetou a economia. Também citou as mudanças climáticas como desafios da sua administração. Pouco antes, a vice-presidente Kamala Harris foi empossada como a primeira mulher a ocupar o cargo na história dos EUA.

Trunp não participou da cerimônia de posse e deixou a Casa Branca na manhã desta quarta-feira. Ele passou mais de dois meses questionando a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro. Os ex-presidentes Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama participaram da cerimônia. O vice-presidente do governo Trunp, Mike Pence, também esteve presente.

Joe Biden venceu as eleições do país mais importante do mundo, em novembro com ampla maioria dos votos – foram 306 contra 232 do seu adversário. No início de janeiro, o Congresso americano teve que interromper a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral porque extremistas, apoiadores de Trunp invadiram o Capitólio – sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *