DEPUTADA GLEIDE ÂNGELO ACOMPNHA MINISTRA DURANTE VISITA EM COMUNIDADE DO RECIFE

 Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Gleide Ângelo (PSB),  acompanhou a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, durante uma visita à Favela do Papelão, no Bairro de São José, Centro do Recife.

Elas participaram de uma escuta ativa junto às mulheres da comunidade. A deputada estadual Rosa Amorim e os deputados federais Carlos Veras e Maria Arraes também presenciaram o momento. 

A favela é conhecida por apresentar um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano da capital, onde as famílias vivem, majoritariamente, do recolhimento de papelão, plástico e ferro. As condições são subumanas e predominam a falta de saneamento, de calçamento e de espaços públicos de lazer.

“Só podemos fazer políticas públicas realmente transformadoras quando escutamos aquelas pessoas verdadeiramente conscientes, comprometidas e engajadas com as transformações de suas realidades”. 

O que houve esta tarde aqui no Papelão é o embrião para uma mudança social real. Podemos contribuir em muitas das demandas trazidas por essas mulheres, como a necessidade de creches e de investimentos para a geração de renda. Estamos em parceria com o prefeito João Campos para a formação de turmas voltadas para o empreendedorismo em toda capital”

“Vamos trabalhar para trazer nossos cursos também para a mulherada daqui”, destacou a Parlamentar fazendo alusão ao Programa Qualifica Recife, desenvolvido em parceira com a Prefeitura da Cidade e que já capacitou mais de sete mil pessoas para o mercado de trabalho”. 

No projeto, Gleide Ângelo se destaca, por ser uma importante agente de articulação entre a Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do município e as comunidades. “Temos de levar a infraestrutura e o investimento às áreas de mais difícil acesso, onde, muitas vezes, os moradores não tem sequer o dinheiro da passagem para chegar em locais mais centrais”, completou.

CASA DA MULHER

A agenda da ministra Cida Gonçalves em Pernambuco segue até o sábado (24). Nesta sexta-feira, ela e a governadora Raquel Lyra, assinam no Palácio do Campo das Princesas, os acordos de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco: no Recife, em Petrolina e Caruaru. 

Em seguida, participa da instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Já no sábado, em Caruaru,  haverá a inauguração do Centro de Qualificação para Mulheres. Lá também, Cida vai conhecer o terreno onde será construído  a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira no Estado.

Foto: Américo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *