DETRAN INICIA AÇÕES PARA ASSINALAR A SEMANA ESTADUAL DO TRÂNSITO

Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran/PE comanda a Semana Nacional do Trânsito  realizada anualmente de 18 a 25 de setembro. Até sexta-feira (25), vão ocorrer várias ações preventivas e educativas para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de um trânsito mais seguro. 

  O tema Perceba o Risco. Proteja a Vida, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran explora um viés psicológico, chamando a atenção sobre os perigos e convidando os condutores a assumirem a responsabilidade pelos riscos à saúde de cada cidadão. “É sempre importante lembrar a questão da prevenção dos acidentes. A missão do Detran/PE em nossas palestras, conversas e campanhas, nos 365 dias do ano, é reforçar que a imprudência no trânsito mata e traz sequelas para todos nós”, explica o diretor-geral do Detran do Estado, Sebastião Marinho.

A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito aconteceu nesta sexta-feira (18) e reuniu várias viaturas na Avenida Agamenon Magalhães que,  deu o pontapé inicial com conteúdo voltado para os motociclistas, que participaram de minipalestras no caminhão itinerante do órgão –  que ainda vai percorrer outros pontos da Região Metropolitana durante a semana. A categoria é a mais fragilizada e representa sozinha cerca de 70% dos acidentados socorridos em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. “O nosso código de trânsito não prevê que o motociclista seja obrigado a estar com calçado fechado. Por isso, os maiores problemas de acidentes são com lesões nos membros inferiores”, alerta.

O grande desafio este ano foi adaptar a forma de chegar até o público, seguindo todas as determinações e decretos, evitando aglomerações e mantendo o distanciamento social. “Realizaremos ao longo da semana blitz e minipalestras comandadas por nossa equipe de educação e psicólogos, mantendo o distanciamento e fazendo a distribuição de máscara e álcool 70%”, explica o diretor Sebastião Marinho. “É um grande evento do Detran, que sai arrastando todos os órgãos e a sociedade civil para refletir sobre diversos assuntos”.

 As ações serão realizadas em parceria com a Lei Seca, BPTran, a Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e às Drogas (SPVD-PE) e a Central Única das Favelas (CUFA). Neste domingo, a Blitz Educativa estará em Porto de Galinhas, praia do Litoral Sul de Pernambuco que atrai muitas pessoas, onde será  abordada a questão da alcoolemia.   Devido a  pandemia, o órgão fiscalizador mudou a forma de abordagem, respeitando as regras de distanciamento e o resultado mostrou aumento de infrações como o uso de celular ao dirigir, falta do capacete, excesso de velocidade e alcoolemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *