As celebrações da 62ª festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começa bem cedo nesta segunda-feira (12), no Recife, com a realização de quatro missas. A programação tem início às 5h, com caminhada pelas comunidades, até a Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Bairro do Ipsep, Zona Sul da capital.
Às 6h, tem repicar dos sinos e o Ofício da Imaculada Conceição, seguido da primeira missa, às 7h, presidida pelo padre João Carlos M. Silva. Às 9h; Missa Solene, com monsenhor Josivaldo Bezerra. A terceira celebração do dia fica a cargo do monsenhor Luciano Brito, a partir das 12h10. A Missa de Encerramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Um pouco antes, às 15h30, tem Adoração e Bênção com o Santíssimo Sacramento.
Após a última missa, uma carreata sairá às 18h, da Igreja Matriz percorrendo as ruas do Ipsep, para a tradicional bênção dos carros, às 20h. Por conta da pandemia e as medidas que restringem o número de pessoas, para evitar aglomerações, todos os atos litúrgicos serão transmitidos pelos canais, Facebook, Youtube e Instagram da Paróquia.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930 através de decreto do papa Pio XI. O feriado pela comemoração de seu dia foi instituído pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II no dia 4 de julho de 1980 e é o segundo maior tempo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.