Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco -Alepe, deputado estadual Diogo Moraes (PSB) articulou a doação de uma cozinha industrial completa para a Prefeitura do Recife através de contato com a British American Tobacco (BAT) Brasil.
O material chegará à cidade até o final deste ano e foi apresentado na tarde desta sexta-feira (01), ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), em reunião com o representante da iniciativa privada, Fabiano Machado.
Também presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, e de Governo, Carlos Muniz. O material será usado para implantação de um restaurante- escola na Avenida Norte, em Casa Amarela.
Segundo Diogo Moraes, a iniciativa tem como objetivo ampliar os serviços sociais realizados na capital pernambucana. “Sabemos que a pandemia trouxe uma série de dificuldades para a população, com impactos sociais que vão desde o aumento da pobreza à ampliação da população em situação de rua”.
“Diante da possibilidade de articular essa doação, estivemos com o secretário de Governo, Carlos Muniz, para avaliar a necessidade do município e hoje, concretizamos esse passo, repassando todo o material para a gestão da Prefeitura do Recife, que tomou a excelente decisão da implantação de um restaurante-escola”.
“Tenho certeza que com todo trabalho desenvolvido na cidade, esse material vai ajudar muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o Parlamentar .
Durante o encontro, João Campos, afirmou que a doação chegou em um bom momento, que coincidiu com a estratégia da Prefeitura do Recife para consolidar um polo de formação profissional, além da possibilitar expansão da capacidade de produção de alimentação popular na cidade.
“São milhares de famílias que receberão doação de alimentos prontos feitos com muita dedicação e afinco pela Prefeitura. Diogo, obrigado por lembrar da nossa cidade nessa interlocução”, afirmou. O restaurante-escola terá o objetivo de oferecer para a população, capacitações gratuitas através de parcerias com instituições de ensino.
Representante da empresa, Fabiano Machado pontuou que, com a decisão de otimizar os espaços ocupados pela empresa, a British American Tobacco buscou ampliar sua atuação em ações sociais.
“O deputado Diogo Moraes é um parceiro antigo através da Unale e em conversa com ele, veio essa ideia de fazer a doação. A gente acredita que esse material vai reforçar as ações sociais da cidade. As grandes companhias estão buscando essas parcerias e o que pudermos ajudar, pode contar conosco”, destacou.
A secretária Ana Rita Suassuna explicou que, atualmente, nessa cozinha, são preparadas pelo menos 150 refeições diárias, que são entregues para a população em situação de rua por meio dos Centros de Referência Especializados (Centro POP) e no Abrigo Emergencial da Travessa do Gusmão. Com o restaurante escola, a expectativa é ampliar a capacidade de produção.
O material doado é composto por: dois módulos de self-service, duas geladeiras, dois fornos alemães, três chapas industriais, três refrigeradores, dois pass-through, um descascador de batatas industrial, uma fritadeira industrial, uma batedeira industrial, trê spias industriais e oito reservatórios em aço inox.
Tem ainda: um fogão industrial, duas cafeteiras industriais – sendo uma pequena e outra grande- um fogão do tipo panela de ebulição e quatro refresqueiras de 15 litros cada. Além disso, são centenas de bandejas, panelas, pratos,bem como outros itens de cozinha.
Foto: Rodolfo Loepert