No segundo turno das eleições, em 30 de outubro, ao menos 12 capitais brasileiras disponibilizarão transporte público gratuito aos eleitores. São elas: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Belém (PA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ).
O transporte de graça no segundo turno foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal – STF. A medida pode beneficiar 11.785.336 pessoas, principalmente no Rio de Janeiro, que conta com 5.002.621 eleitores aptos a votar.
Por enquanto, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Salvador (BA) e Vitória (ES) não têm definição sobre a medida. As capitais Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Luís (MA) e Teresina (PI), ainda não se manifestaram a respeito.
São Paulo, a cidade que reúne o maior número de eleitores do país — 9.314.259 —, não disponibilizará transporte público gratuito. A administração municipal informou apenas que serão colocados cerca de 2.000 ônibus a mais, em circulação no dia 30. “No primeiro turno, foi adotada essa medida na cidade e não foi constatada nenhuma dificuldade na locomoção dos eleitores”, argumentou a prefeitura.
Foto – Divulgação




