ELEIÇÕES 2020: TRÊS CIDADES DO ESTADO TÊM APENAS UM CANDIDATO A PREFEITO

    Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral  – TSE  três,  dos 184 municípios de Pernambuco possuem apenas um candidato disputando o cargo de prefeito, nas eleições deste ano.  São eles: Alagoinha, Jupi  e Terezinha,  todos localizados na Região Agreste.  Os postulantes  destas cidades não  têm  opositores e precisam apenas de um voto para vencer o pleito.

De acordo com levantamento  do G1 A situação se repete em mais 107 municípios brasileiros.   Este ano, o número de cidades com candidatos únicos no país é um pouco maior do que o registrado em 2016, quando a Justiça Eleitoral notificou 95 casos deste tipo. Em 2012, foram 108 ocorrências.

  Em Pernambuco, nas eleições municipais de 2016, segundo o TSE, não houve registro de cidade com apenas um candidato a prefeito.  Na cidade  de Alagoinha, o atual prefeito Uilas Leal da Silva (PSB) tenta a reeleição. A coligação dele possui três partidos e está registrada no site do TSE com o nome de “Todos por Alagoinha”.  O seu vice, Maurílio Almeida (PSB)  é seu antecessor e foi prefeito da eleito prefeito do município em 2008 e  2012.

Alagoinha, de acordo com o TSE, possui 12.476 eleitores aptos a votar nas eleições 2020. A população da cidade estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é de 14.718.

Assim como em Alagoinha, o prefeito de Jupi, Marcos Patriota (DEM), também tenta a reeleição. A coligação tem dois partidos e está registrada no TSE como: “Jupi no Rumo Certo”.  Na cidade, 11.748 eleitores estão aptos a votar. O município tem 14.922, de acordo com estimativa do IBGE.

  O único candidato à Prefeitura  de Terezinha, Matheus Martins (PSB), é mais um postulante  em busca da reeleição.  A coligação dele  reúne quatro partidos e está inscrita no TSE com o slogan “Por Amor a Terezinha”.

A cidade possui 6.591 eleitores aptos a votar em 2020. Nos registros do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística  a população  estimada é de  7.198 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *