Candidato do PL à Prefeitura do Recife, ex-ministro do Turismo, Gilson Machado prometeu uma reforma na transparência administrativa. E, anunciou que seu gabinete será filmado 24 horas por dia, com acesso aberto à população, garantindo que todas as discussões e decisões sejam visíveis publicamente.
“Em primeiro lugar, meu gabinete vai ter as portas abertas e no meu gabinete vão ter câmeras ligadas 24 horas e a população vai ter acesso a tudo que se fala lá dentro, a todas as imagens, inclusive de noite, quando eu não tiver lá. Não vai ter perigo de a população não acompanhar”, declarou o Candidato.
Gilson Machado afirmou ainda, que, se eleito, escolherá um gestor para cada um dos 94 bairros do Recife. Segundo o candidato, “esses gestores serão selecionados a partir de uma lista tríplice, baseada em currículos e habilidades específicas nas áreas sociais e nas necessidades de cada bairro”.
“A prefeitura tem vários cargos, agora que tivesse resultado também e seriam coisas executáveis para trazer diretamente o problema da população para o gabinete do prefeito”, explicou Gilson Machado. O Candidato também garantiu que motoristas de aplicativos – tanto de carros quanto de motos terão permissão para usar a Faixa Azul – atualmente exclusiva para o transporte público.
“Vamos fazer várias ações que vão, finalmente, melhorar o trânsito do Recife. Primeiro, dar acesso à Faixa Azul a motoristas de aplicativo de carro, de Uber e de moto também, junto com os ônibus. Eles terão identificação, serão cadastrados na prefeitura e qualificados também”. Gilson destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura para motoristas de aplicativo, mencionando a criação de espaços cobertos com água e banheiro.
“O que custa fazer, em várias RPAs, locais para motociclistas de aplicativo para que eles tenham um local coberto com água, com banheiro, para esperarem serem chamados. Eu vou fazer isso. Os taxistas também não têm um local”, afirmou.
O Candidato liberal criticou a atual gestão por focar excessivamente na arrecadação de multas e não investir adequadamente na educação de trânsito e no bem-estar dos motoristas. “Motorista de aplicativo sofre a indústria da multa. A Guarda Municipal é focada em multar o cidadão. Recife arrecada R$ 88 milhões por ano de multa, e não coloca 5% disso, na educação de trânsito”.
Gilson Machado destacou a importância de parcerias com o governo estadual e com prefeituras da Região Metropolitana do Recife para enfrentar os problemas de trânsito, que, segundo explicou, transcendem os limites da cidade.
“Eu vou buscar parceria, sim, com o Governo do Estado para isso porque vai servir para todo mundo, inclusive para as prefeituras do entorno. O problema do trânsito do Recife não é um problema apenas da cidade do Recife, é um problema de Jaboatão, de Olinda, de Paulista, da Região Metropolitana como um todo”, concluiu.
Foto – Divulgação