Foto: Sergei Supinsk
Fórum dos Governadores tenta reunião com Yang Wanming, há mais de 10 dias. Demora do governo da China para liberar exportação de matéria-prima da vacina contra o novo coronavírus ao Brasil acontece em meio a críticas de autoridades brasileiras, ao país asiático, .entre elas, o presidente Jair Bolsonaro,
Coordenador da temática de vacina contra Covid-19, no Fórum Nacional de Governadores, o chefe do Executivo do Piauí, Wellington Dias, disse que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, confirmou uma reunião com os governadores na próxima quinta-feira (20), para discutir o cronograma de entrega de ingrediente farmacêutico ativo – IFA para o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz .
O IFA é a matéria-prima necessária para produção de vacinas e a China tem demorado a autorizar a exportação dos produtos para o Brasil. Segundo Dias, a intenção é tratar também sobre a importação de 30 milhões de doses da Sinopharm, vacina chinesa que o Ministério da Saúde tem pleiteado desde março. O Governador tenta uma reunião com o embaixador há mais de 10 dias.
Há meses, o Brasil enfrenta dificuldade de importação dos insumos da China, devido a trâmites na liberação do produto pelo governo do país asiático. Ainda em janeiro, houve problemas para a importação de matéria-prima para produção de vacina. O governo brasileiro sempre negou que houvesse um impasse político e diplomático. O próprio embaixador chinês, Wanming, já negou, mais de uma vez, que a demora seja uma retaliação ao Brasil, ou um problema diplomático.