A realização da “1ª Jornada sobre o trabalho interno da Casa de José Mariano” marca o início das atividades da Escola do Legislativo da Câmara municipal do Recife. O evento, que começou nesta segunda (23) e segue até quarta-feira (25), ocorre no plenarinho e é destinado a vereadores e funcionários.
O presidente da Escola do Legislativo, vereador Zé Neto (Pros), afirmou que a ideia principal é valorizar o serviço público, aprimorando as ações para melhor atender aos recifenses. “Quando o servidor é fortalecido, quem se fortalece é a Casa”.
Na abertura da Jornada, Zé Neto destacou a importância da iniciativa e disse que vem buscando parcerias com outras instituições. “Nós já formalizamos convênios com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e com o Tribunal de Contas”. Ele ressaltou, ainda, que a expectativa é de que, no futuro, o público externo também possa participar de cursos e outros eventos.
O Parlamentar agradeceu a Comissão Executiva da Câmara do Recife pela escolha do seu nome para presidir a Escola, bem como o do vereador Alcides Cardoso (PSDB) para a vice-presidência. Além do vereador Zé Neto, compuseram a mesa que conduziu as atividades o secretário de Coordenação Geral da Casa, Jaime Paiva, e o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento.
PROGRAMAÇÃO
A “1ª Jornada sobre o trabalho interno da Casa de José Mariano” segue até a próxima quarta-feira, sempre a partir das 9h, no plenarinho da Câmara do Recife. Na manhã desta terça-feira (24), “Novo Processo Legislativo e Admissibilidade das Proposições” foram os temas das palestras proferidas por Paulo Rogério Nascimento e os consultores Legislativo Jeferson Bonfim e Robertson Barros.
Com base no Regimento Interno da Câmara do Recife foi abordado o funcionamento das reuniões Ordinárias, Extraordinárias, audiências, reuniões públicas e das comissões temáticas da Casa.
Os profissionais explicaram também desde a definição de proposições legislativas – a exemplo de projetos e requerimentos elaborados pelos parlamentares – passando pelos processos que envolvem a admissibilidade e a revisão textual. o evento contará com explanações sobre o trabalho da Secretaria de Coordenação-Geral, da Controladoria e da Divisão de Informática
Na quarta-feira (25), serão abordados os temas: “A Câmara do Recife e os setores administrativos; Processo para agendamento de reuniões e audiências públicas; Trabalho do Cerimonial; Trabalho da Imprensa”. Participarão das explanações gestores do Departamento de Administração, Primeira-Secretaria, Assessoria Especial de Relações Públicas e Departamento de Comunicação Social.
Foto – Divulgação /CMR