FEBRE AFTOSA: PAULISTA JÁ VACINOU QUASE 93% DO REBANHO BOVINO, DIZ PREFEITURA

Na cidade do Paulista, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada nos meses de novembro e dezembro de 2022, imunizou 722 animais, o que corresponde a 92,73% do rebanho bovino do município.

A ação atingiu animais entre 12 e 24 meses, em conformidade com as normas da Agência de Defesa de Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) e oMinistério da Agricultura. A imunização é dividida em dois ciclos durante o ano. O primeiro aconteceu no mês de maio.

Receberam as doses animais identificados nos bairros Mumbeca, Pica-Pau; Paratibe, Cova da Onça; Nobre; Jardim Paulista; Mirueira; Pau Amarelo; Maranguape II; Catolé e Alameda Paulista. de De 2020 a 2022, em razão da pandemia de Covid-19, a vacinação foi realizada pelos próprios produtores, que adquiriram o imunizante nos estabelecimentos credenciados para venda.

Nesse período, a comprovação da vacinação se deu através do sistema informatizado do governo estadual e também por declaração na sede da Adagro, obedecendo a todas as normas adotadas pelas autoridades sanitárias. Atualmente, o Estado de Pernambuco encontra-se com o status de Território Livre de Febre Aftosa.

“No primeiro semestre de 2023, vamos realizar o trabalho de fiscalização, com visitas técnicas às propriedades nos bairros assinalados, para conferir os dados declarados pelos produtores e constatar a regularidade dos processos de vacinação”.

“Caso algum animal se encontre sem o devido registro vacinal, vamos efetuar sua regularização”, explicou a médica veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município, Zaia Maria Lima Barreto.

Segundo a gestão, quem desejar obter mais informações sobre a imunização contra a febre aftosa pode ser atendido na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca – Praça Frederico Lundgren, S/N – Centro – ou na sede da Adagro, na Avenida Caxangá, 2200, no Recife.


Foto: Armando Fuentes/ Prefeitura de Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *