FERIADO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: VEJA O QUE FUNCIONA NO RECIFE

Nesta quarta-feira (08), feriado municipal do Recife dedicado à Nossa Senhora da Conceição e uma das maiores festas religiosas do Estado, alguns serviços públicos não vão funcionar. As lojas de rua terão expediente facultativo e os shoppings abrirão em horário especial.

As lojas de rua do Centro e dos bairros funcionarão de forma facultativa, das 9h às 17h, conforme conforme Convenção Coletiva de Trabalho – CCT.

SHOPPINGS

  • Shopping Recife: O centro de compras, em Boa Viagem, na Zona Sul, funciona das 10h às 22h, para todas as atividades comerciais.
  • RioMar: O shopping, no Pina, Zona Sul do Recife, vai funcionar das 10h às 22h. Os restaurantes do Térreo, Piso L1 e do Boulevard de restaurantes do Piso L3 das 11h30 às 22h.
  • Tacaruna: No Bairro de Santo Amaro, Centro do Recife, o shopping abre das 10h às 22h. Com exceção do Big Bompreço, que permanece com o horário habitual das 07h às 22h.
  • Plaza: O shopping localizado no bairro de Casa Forte, na Zona Norte, funciona das 10h às 22h. A “Vila Encantada Plaza”, atração de Natal, estará aberta ao público das 15h às 22h. O Game Station estará aberto das 12h às 22h.
  • ETC: O shopping nos Aflitos, na Zona Norte do Recife, funcionará das 12h às 18h.
  • Boa Vista: O centro de compra, localizado no Centro da capital, adere ao funcionamento das 11h às 19h no feriado.

GOVERNO

Nesta terça, o governo do estado publicou no Diário Oficial o aviso sobre o fechamento das repartições públicas no feriado de 8 de dezembro. “Não haverá expediente nas repartições públicas e órgãos da administração direta e indireta estaduais, localizadas no Recife, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão”, informou.

Nos órgãos e entidades estaduais sediados nos demais municípios, o expediente será normal, segundo informou o Governo do Estado.

PREFEITURA

De acordo com a Prefeitura do Recife, os serviços oferecidos no edifício-sede estarão fechados na quarta (08). As atividades na sede do Executivo municipal voltam a acontecer normalmente na quinta-feira (09).

Assistência Social e Direitos Humanos – Na quarta, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos Cras, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, vão manter a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na quinta, voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

Procon Recife – Não terá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).

O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao siteprocon.recife.pe.gov.br e denúncias ao emaildenunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento presencial volta à normalidade na quinta.

Hospital Veterinário – O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo – HVR, localizado no Cordeiro, não vai funcionar não vai abrir na quarta. O atendimento será retomado normalmente na quinta, a partir das 7h.

Meio ambiente – O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará fechado na quarta-feira. As atividades voltam ao normal a partir da quinta, das 09h às 15h, com entrada gratuita e uso de máscara obrigatório.

Cultura– O Paço do Frevo funcionará das 10h às 17h, com uma novidade: a exposição temporária “Patrimônios Periféricos”. O Paço fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n.

Lazer – A Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada, porque o percurso exclusivo funciona aos domingos e feriados nacionais.

Feiras e mercados – Na quarta-feira, o funcionamento das feiras livres e mercados públicos será das 6h às 13h.

Compaz – Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão.

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal nesta quinta.

Empregos – As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público. Os serviços retornam na quinta, nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

Esportes – As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

Saúde -A vacinação contra a Covid-19 acontece normalmente nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. A imunização nos quatro shoppings da capital também vai acontecer, mas em horário especial.

No RioMar e Recife, os pontos vão funcionar das 10h às 20h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 11h às 19h; no Tacaruna, das 12h às 20h. A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estará fechada e reabre na quinta.

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Além disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário, funcionará em horário estendido, como base para os atendimentos de urgência e emergência. A assistência aos fiéis contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes administrativas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) também manterá uma ambulância de prontidão de apoio à USF do Morro da Conceição, para os casos que necessitarem de remoção.

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará, das 8h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (09).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Mulher – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107.

Trânsito– Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos motoristas que desejam recorrer das multas serão suspensos na quarta (8).

Os trabalhos de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

Detran – No feriado, a sede do Detran estará fechada, assim como as unidades nos shoppings Recife, Tacaruna e Plaza. Os expressos dos shoppings Boa Vista e Rio Mar também não vão funcionar. O Parque Estadual de Dois Irmãos não irá funcionar na quarta-feira.

Justiça– O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai operar em regime de plantão. Haverá plantão judiciário do 2º grau, para atendimento das demandas de matérias urgentes.

“As demandas iniciais deverão ser encaminhadas ao e-mail institucional dos gabinetes dos desembargadores plantonistas nas datas acima referidas”, informou o TJPE.

Na Justiça Federal, haverá regime de plantão. Serão atendidos apenas pedidos de medidas urgentes, cíveis ou criminais, que visem a prevenir ou evitar perecimento de direito ou assegurar a liberdade de locomoção individual. Os prazos com início ou fim nesta data serão prorrogados até o dia 9 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *