FERIADO DE SÃO JOÃO: FUNCIONAMENTO DE COMÉRCIO, CINEMAS, MUSEUS E PRAIAS NA RMR

O feriado de São João, celebrado nesta quinta-feira (24), é o primeiro após as flexibilizações de atividades autorizadas pelo Governo do Estado conforme o novo Plano de Convivência com a Covid-19. Com as mudanças, museus, cinemas e comércio nas praias da Região Metropolitana voltaram a funcionar, inclusive nos finais de semana.

Com relação às praias, o Governo de Pernambuco liberou o comércio na faixa de areia, mas as regras específicas de cada local são definidas pelas prefeituras. No Recife, o comércio nas praias foi liberado para o período das 7h às 17h e a ciclofaixa de turismo e lazer funciona das 7h às 16h.

As regras de flexibilização das atividades econômicas e sociais valem para todo o Estado, com exceção da parte do Sertão onde fica localizada a Macrorregião 3, que compreende os municípios de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira e tem regras próprias

Entre as regras, estão o uso de máscaras, a disponibilização de álcool 70% e o distanciamento de quatro metros entre os guarda-sóis, com, no máximo, seis cadeiras em cada grupo. A capacidade de atendimento também deve ser reduzida para 50% do total. Caixas de som e apresentações musicais seguem proibidas.

Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana, o comércio nas praias pode funcionar das 9h às 16h. O mesmo horário é válido para vendedores ambulantes, que foram liberados para trabalhar todos os dias.

Na cidade de  Paulista, também na Grande Recife, o funcionamento do comércio acontece até as 18h. De acordo com a prefeitura, também não é possível ficar na faixa de areia ou tomar banho de mar após esse horário. Os calçadões e as ciclofaixas do município ficam abertos até as 22h.

Com relação as barracas de praia, os comerciantes podem atender com 50% da capacidade total e precisa ser respeitado o distanciamento entre os guarda-sóis. Também foi vedado o uso de aparelhos de som e apresentações musicais.

Foto: Divulgação – Praia de Casa Caiada – Olinda

Em Olinda, a venda de alimentos e bebidas foi liberada na areia das praias até as 18h. A prefeitura do município não determinou um horário para o início das atividades, mas cada barraca pode funcionar com, no máximo, 50% da capacidade total de mesas, cadeiras e guarda-sóis.

Na cidade patrimônio, o distanciamento entre os clientes deve ser de dois metros. O uso de aparelhos de som e a realização de apresentações musicais também seguem proibidos.

No Litoral Sul do Estado, a praia de Porto de Galinhas, no Município de Ipojuca, teve o comércio liberado das 8h às 17h. A prefeitura informou que fiscaliza o cumprimento das normas sanitárias, como uso de máscaras, uso de álcool e distanciamento entre os clientes.

MUSEUS

Imagem: Museu Cais do Sertão

Como parte do plano de retomada das atividades na pandemia, os museus também foram liberados a reabrirem para o público. Na terça (22), os museus da Cidade do Recife e Murillo La Greca foram os primeiros a voltar a funcionar na capital pernambucana. Nesta quinta (24), no entanto, eles ficam fechados por causa do feriado.

Após quase três meses fechado, o Paço do Frevo reabriu nesta quinta-feira (24). O museu localizado no Bairro do Recife, área central da cidade, pode receber até 30% da capacidade total de público.

Visitas individuais foram liberadas, sem a necessidade de agendamento. No entanto, para grupos escolares ou excursões não estão permitidas. Nesta quinta-feira (24), devido ao feriado, o local funciona com horário reduzido, das 10h às 16h.

“Recebemos os visitantes promovendo a reflexão para o uso da máscara, distanciamento social, lavagem contínua das mãos, álcool em gel… A gente sabe que esse momento é tão esquisito, jamais imaginado, a gente tenta trazer as informações de forma mais suave, usando a irreverência do frevo. Então, a gente brinca com as músicas, brinca com os memes do carnaval”, afirmou a diretora do Paço do Frevo, Maria Garibaldi.

CINEMAS

De acordo com o Governo do Estado, as salas de cinema podem funcionar com até 30% da capacidade total. Nesta quinta-feira (24), eles recebem o público até as 22h. Durante os finais de semana, o horário é reduzido para até as 21h.

“Nós estamos mantendo o distanciamento social, que é bem importante. E também o uso de máscaras, essencial nessa nova rotina do cinema. […] Quando o cliente efetua a compra do ingresso, automaticamente o sistema faz o bloqueio das cadeiras próximas. Uma de cada lado e uma atrás”, contou Suelda Freitas, gerente comercial de um cinema localizado na Zona Norte do Recife.

Ainda de acordo com a gerente, é possível assistir ao filme com até três pessoas de um mesmo grupo, que podem sentar uma ao lado da outra. O consumo de pipoca e bebidas também foi liberado no local.

“A gente conta com a colaboração dos clientes para que seja mantido o distanciamento. […] Entre as sessões, nós faremos a limpeza com um produto específico para que todas as cadeiras sejam higienizadas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *