Com programação gratuita, evento abre circuito estadual com atrações culturais, fortalecimento do turismo e esquema especial de segurança.
O Agreste de Pernambuco recebeu, na noite desta sexta-feira (17), a abertura do Festival Pernambuco Meu País, que teve início em Pesqueira. Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco- (Fundarpe e da Empresa de Turismo de Pernambuco – Empetur.
O evento tem expectativa de atrair mais de 40 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 7 milhões na economia local durante os cinco dias de programação. A governadora Raquel Lyra (PSD) prestigiou o festival. “É muito simbólico iniciar o Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira, um município que representa com tanta força a identidade cultural do nosso Estado”.
” Este é um festival que vai além dos grandes shows: deixa um legado por onde passa, criando oportunidades e fortalecendo a economia criativa local”, declarou a secretária em exercício de Cultura de Pernambuco, Ana Paula Jardim. O município reúne importantes referências da cultura pernambucana, como a herança do povo indígena
Com programação totalmente gratuita, o Pernambuco Meu País reúne atividades formativas, feiras de artesanato e gastronomia, além de apresentações de diversas linguagens artísticas ao longo do dia. Na noite de abertura, o palco principal recebeu Joyce Alane, Waldonys, Dorgival Dantas e Tarcísio do Acordeon, com os intervalos comandados pelo DJ Rudá.
“O público pode conferir uma programação diversa, com ações formativas, além de apresentações de artistas de diferentes linguagens e manifestações culturais para todas as idades ao longo do fim de semana”, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba. Além de fomentar a economia criativa e fortalecer a cadeia produtiva da cultura, o festival integra a estratégia do Governo de Pernambuco de descentralizar as políticas culturais, ampliando o acesso da população a grandes espetáculos.
Realizado em parceria com a Empetur, o evento também impulsiona o turismo regional ao atrair visitantes para cidades que reúnem patrimônio histórico, manifestações culturais e atrativos religiosos. “Pesqueira é um município que reúne um dos principais destinos de turismo religioso de Pernambuco e do Brasil, além de diversos outros atrativos culturais e históricos.
Com esta edição do festival, o Governo do Estado amplia a visibilidade do município, fortalece o fluxo de visitantes e gera novas oportunidades para a economia local”, afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
SEGURANÇA
Para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes durante a abertura do Festival Pernambuco Meu País, a Secretaria de Defesa Social (SDS) preparou uma operação especial entre os dias 17 e 19 de julho. O esquema reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Operação conta com policiamento reforçado em todos os polos do evento, patrulhamento a pé e motorizado, monitoramento por drones, além da Operação Lei Seca e do reforço no atendimento de ocorrências. A programação do Festival Pernambuco Meu País no Município de Pesqueira segue até este domingo (20).
Fotos: Ed Machado/Governo de Pernambuco




