FESTIVAL “RESPEITA MEU BREGA” PODE ENTRAR NO CALENDÁRIO CULTURAL DO RECIFE

Projeto de Lei Ordinária Nº 247/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), institui no calendário oficial de eventos do Recife o “Festival Cultural Respeita Meu Brega”.

O PLO em tramitação na Câmara do Recife estipula o mês de julho, como data para a comemoração. Pelo texto, a proposta tem como objetivo reconhecer a importância do brega para a cultura recifense e fomentar a cadeia produtiva relacionada ao setor.

O projeto pretende também econhecer a importância do Movimento Brega como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife nos termos da lei municipal Nº 18.807/2021. 

De acordo com o Parlamentar, o foco é a singularidade das expressões culturais e os diversos processos de criações e crenças que constroem as identidades que formam a diversidade humana.

“Nesse contexto, a percepção da importância de salvaguardar símbolos que expressam a diversidade cultural da humanidade pauta a elaboração de políticas culturais para o patrimônio cultural imaterial”, afirmou o vereador na justificativa da matéria.

“De forma uníssona, os estudos asseveram a importância do incentivo às políticas públicas de valorização dos bens culturais de natureza imaterial produzidos pelas comunidades”, complementou. 

Segundo Marco Aurélio Filho, os ícones do brega como Reginaldo Rossi, Augusto César e Michelle Melo originaram uma mudança singular no movimento, “que ultrapassou as barreiras sociais, econômicas e culturais, passando a traduzir o cotidiano e a luta das comunidades recifenses”.

Foto – Divulgação/ CMR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *