GOVERNADOR AMPLIA MEDIDAS RESTRITIVAS NA RMR


    Para tentar conter  o avanço da Covid-19,  no Estado, o governador Paulo Câmara decreta ampliação  de medidas restritivas, no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Medida começa a valer a partir do próximo sábado (16), até o dia 31 de maio. Os números mostram que, apesar de ter alcançado todas as regiões de Pernambuco, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados nestes cinco municípios da RMR.

Com a decisão, serão ampliadas medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos e aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas.  Desta terça-feira (12) até sexta-feira (15), as medidas  terão caráter educativo. Também estão previstos a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores das cidades em questão. Pessoas sem o equipamento em vias públicas vão ser  orientadas a retornar para suas casas. 

 Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras. Será implantado  também – conforme  o blog já havia anunciado, – o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controles móveis e intermunicipais. O decreto determina ainda,  a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos que infringirem  a normatização.   

 As exceções serão os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados.

   A circulação de pessoas será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.  

 “Todas as projeções mostram que precisamos aumentar o isolamento social para evitar a disseminação ainda mais acelerada da doença. Por isso, a partir de amanhã, vamos implantar uma série de medidas, como o rodízio de veículos e a fiscalização nos principais corredores viários, para restringir a circulação de pessoas nesses cinco municípios citados. Precisamos da determinação de todos nesses duros 20 dias que teremos pela frente”, destacou o governador Paulo Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *