PANDEMIA: GOVERNO DE PERNAMBUCO PRORROGA MEDIDAS RESTRITIVAS ATÉ 13 DE JUNHO

 Governo de Pernambuco deve seguir com as medidas restritivas atuais por mais uma semana. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (2), a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, anunciou que o decreto atual, com validade até o próximo domingo (6), continuará vigente até o dia 13 de junho. Disse ainda, que, a Macrorregião 3, no Sertão, também seguirá o esquema adotado pela Região Metropolitana do Recife – RMR.

No cenário atual, a RMR e Zona Mata, que integram a Macrorregião 1, têm quarentena rígida nos fins de semana, sendo permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais. Durante a semana, as demais atividades podem funcionar até às 20h. Nas 65 cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, apenas as atividades essenciais podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira.


Foi anunciado também, que a Macrorregião 3, no Sertão, entrará no esquema válido para a Macrorregião 1. Agora, as regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada seguirão as normas já vigentes no Recife, Região Metropolitana e áreas da Zona da Mata, com restrições aos sábados e domingos, quando somente serviços autorizados podem funcionar.

A Macrorregião 4, que contempla a Região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta-feira e até 18h nos finais de semana. “As medidas estão sendo tomadas a partir de um diálogo constante que o Governo de Pernambuco vem mantendo com todos os setores e segmentos envolvidos que estão sendo diretamente impactados por tais medidas”.

“E, atendendo a um dos principais anseios desses setores, temos a questão da previsibilidade. Estamos anunciando com uma certa antecedência para que eles possam se adequar e organizar o dia-a-dia de suas atividades”, declarou Ana Paula Vilaça.,

Secretária também reforçou a necessidade de se cumprir as regras de convivência, para que a situação crítica do Estado seja controlada. “O nosso comportamento vai ser o diferencial. Não adianta ter um decreto, um plano de convivência, se a gente não cumprir, se não usar a nossa máscara, o tempo inteiro e da forma correta e se não respeitar as regras de distanciamento social, principalmente em datas especiais como o feriado de Corpus Christi e o Dia dos Namorados”, acrescentou.

REPERCUSSÃO


A Associação Pernambucana de Shopping Centers – Apesce comunicou, por meio de nota, que vai pleitear ao governo estadual a prorrogação do horário de funcionamento, nos dias 10 e 11 de junho. O objetivo é diluir a concentração de pessoas que devem procurar os shoppings para comprar presentes de Dia dos Namorados.

 “Cerca de 50 mil trabalhadores das áreas de comércio e serviços em shopping centers sentem fortemente a falta de isonomia com a indústria, que pode funcionar 24 horas por dia, sete dias na semana. Os shoppings são ambientes controlados, sinalizados e com rígidos protocolos de segurança sanitária”.

“As medidas restritivas atingem os lojistas e os seus funcionários, que querem vender os seus produtos e garantir suas rendas. Com os shoppings tendo horários reduzidos e fechados nos finais de semana, criam-se muitas dificuldades”, afirmou o presidente da Apesce, Paulo Carneiro.

MUNICÍPIOS COM NOVAS RESTRIÇÕES

 Geres VI – Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa.

Geres X Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Geres XI Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *