Governo de Pernambuco anuncia investimento R$ 75 milhões em ações para erradicar os lixões, apoiar trabalhos de coleta seletiva nos municípios, realizar reaproveitamento de resíduos sólidos e recuperar mil nascentes de rios, em 50 cidades do Estado.
O anúncio do investimento foi feito na manhã desta sexta-feira (10) em Petrolina Sertão do Estado, pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, durante reunião com conselheiros empresariais, da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (URSF/Fiepe),
No Estado, dos 184 municípios, 138 (75%) depositam os resíduos sólidos em aterros sanitários e outros, 46 (25%) permanecem depositando em lixões a céu aberto, segundo levantamento feito pelo Núcleo de Engenharia do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), divulgado neta quinta-feira (09).
Ao destacar a importância do Plano de Descarbonização e a Transição Energética no Estado, o gestor de meio ambiente afirmou que o Brasil e o mundo passam por uma transição energética única e um dos principais motivadores são as mudanças climáticas.
“Precisamos avançar em sistemas cada vez menos emissores de gases de efeito estufa, combinando com recuperação de vegetação nativa capazes de retroalimentar a produção de água”, ressaltou José Bertotti, exemplificando a Caatinga.
O 1º vice-presidente da Fiepe, Rafael Coelho, que participou do encontro, destacou assuntos relacionados a política de resíduos sólidos e os desafios das mudanças climáticas.
“O segmento empresarial da região, com ênfase para Petrolina, entende que a nova face dos negócios passa, necessariamente, pelo foco na preocupação com o meio ambiente. O secretário José Bertotti traz boas notícias e investimentos, que nos motiva a seguir cada vez mais a linha da sustentabilidade”, afirmou.