Governo de Pernambuco investiu mais de R$ 17,5 milhões na requalificação de setores do Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, com intervenções nos centros de Odontologia e de Imagem e na Emergência Pediátrica. A unidade também vai receber um novo aparelho de Raio X, com investimento de R$ 800 mil, que vai ampliar a capacidade de diagnóstico e a oferta de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na manhã desta segunda-feira (17), a governadora Raquel Lyra (PSD) visitou as áreas em reforma e as que já estão requalificadas, na unidade hospitalar. Em fase de conclusão, o Centro de Odontologia passará a contar, nos próximos dias, com sete consultórios totalmente requalificados, equipados com novas cadeiras odontológicas e novo mobiliário, além de uma área de espera climatizada, proporcionando mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais.
“Recentemente, entregamos a Emergência Pediátrica requalificada, com fluxo único para a pediatria, e estamos finalizando a instalação do novo Raio X digital, que vai substituir o equipamento analógico. Serão dois equipamentos fixos e um móvel – um grande ganho para a instituição. Também estamos requalificando o Centro Especializado em Odontologia, com novos consultórios, cadeiras, climatização e acessibilidade”, destacou a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.
Já o novo Centro de Imagem será estruturado com três salas equipadas e vai receber um aparelho de radiografia digital, que está sendo instalado para substituir o sistema analógico atualmente utilizado. A unidade também passará a dispor de equipamentos de ultrassonografia e ecocardiografia de última geração, ampliando a oferta de exames como ultrassonografia geral, pediátrica, ginecológica, ortopédica e vascular, além de ecocardiogramas.
Um trabalho concluído foi a Emergência Pediátrica, que foi totalmente requalificada na última semana e agora conta com recepção exclusiva e climatizada, área de triagem, sala de espera, salas verde, amarela e vermelha (semicrítica), uma sala destinada à realização de pequenos procedimentos e dois consultórios médicos modernizados.
A nova estrutura permite reorganizar o fluxo assistencial e separar fisicamente os atendimentos de adultos e crianças, garantindo mais segurança, conforto e eficiência na assistência.
CARRETA DA MULHER
Ampliando a oferta de serviços voltados à prevenção, ao rastreamento e à investigação de alterações relacionadas à saúde da mulher, as Carretas da Mulher Pernambucana, iniciativa do Governo do Estado, estarão entre os dias 17 e 22 de agosto no Recife e em Camaragibe, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste Central; e Petrolândia, no Sertão de Itaparica.
Nos veículos, são realizados exames de mamografia, ultrassonografia das mamas, consultas com ginecologistas e outros procedimentos, conforme indicação e protocolos assistenciais. Desde o início das atividades, em maio de 2025, as quatro unidades móveis contabilizam 126.131 atendimentos em 177 municípios pernambucanos. Ainda na manhã desta segunda-feira, Raquel Lyra acompanhou os atendimentos realizados pela Carreta da Mulher, no Recife.
Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco




