GUSTAVO GOUVEIA DESTACA LEI QUE HOMENAGEIA O EDUCADOR PERNAMBUCANO PAULO FREIRE

Deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) destaca a Lei n° 16.804, de sua autoria, que considera 2021, o Ano Estadual do Educador Paulo Freire, em comemoração ao centenário, do professor pernambucano celebrado neste domingo (19).

A Lei, tem o objetivo de valorizar o educador e filósofo, que se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada para a escolarização e para a formação da consciência política.

Segundo o Parlamentar, Paulo Freire é uma figura de extrema importância para os pernambucanos. “Ele foi um grande pensador, que até hoje inspira muitos estudos e trabalhos”.

“Pregou a necessidade do diálogo entre mestres e alunos, e que o processo educativo devia partir da realidade da vida cotidiana das pessoas. Defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático”, destacou.

A obra mais conhecida do educador e filósofo, Pedagogia do Oprimido, é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo.

Paulo Freire foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Recebeu o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986 e, em 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Para Gustavo Gouveia, a Lei incentivará os jovens a buscarem mais informações sobre o educador. “Ele é um pensador conhecido mundialmente, suas obras ultrapassam gerações”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *