MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA PARA AUMENTAR ESTOQUE DE SANGUE NO PAÍS

Doe Sangue Regularmente – Com a Nossa União a Vida se Completa é o tema da campanha que o Ministério da Saúde- MS lançou nesta segunda-feira (14), para incentivar a população a doar sangue regularmente. Iniciativa objetiva também incrementar o estoque de sangue do País – que teve uma redução de 10% desde o início da pandemia de Covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue,

Em 2019, foram realizadas 3.271.824 coletas de sangue no Brasil e em 2020 o número caiu para 2.958.665. Segundo o MS, a redução se deu em razão da diminuição na circulação de pessoas com as restrições em consequência do novo coronavírus. Apesar da redução, a pasta não registrou desabastecimento.

Mesmo assim, durante a pandemia o Governo Federal teve que acionar o Plano Nacional de Contingência de Sangue, que possibilitou o remanejamento de bolsas de sangue entre os estados conforme a demanda e oferta em cada local. Nove estados fizeram solicitações e foram atendidos: São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Amapá, Rondônia, Paraná e Santa Catarina.

Em média, a disponibilização do sangue para o destino final leva até oito horas, considerando a maior dist6encia entre o Estado solicitante e o que doa. Este ano, até o mês de março foram coletadas 734.247 bolsas de sangue no país. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que todo a manutenção do abastecimento dos hemocentros é possível graças a existência do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Vamos aproveitar essa oportunidade não só para reafirmar as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua da cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental”, afirmou o Ministro.

Para doar, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até 4 pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas. A campanha deste ano também vai lançar mão do auxílio da tecnologia, por meio do Facebook. Basta acessar a página para se cadastrar como doador de sangue.

O Ministro lembrou ainda, que, a doação voluntária de sangue, além de um ato de amor é um compromisso com a vida. “Vamos nos unir para mantermos nos nossos bancos de sangue reservas suficientes para atender a população brasileira”, pediu o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *