INSCRIÇÕES PARA O “AUXÍLIO EMERGENCIAL DO CARNAVAL” COMEÇAM NESTA QUARTA-FEIRA

Começam nesta quarta-feira (10), as inscrições para o Auxílio Emergencial Ciclo Carnavalesco de Pernambuco concedido pelo Governo do Estado. Artistas e grupos carnavalescos que ficaram sem recursos no período de Carnaval devido à pandemia de Covid-19 podem fazer o cadastro até o dia 25 de março, no horário comercial.

O benefício, concedido através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco – Secult-PE deve destinar um total de R$ 3 milhões a cerca de 450 grupos que haviam sido contratados para apresentações nos carnavais de 2018, 2019 e 2020. As inscrições devem ser feitas pela internet.

“O chamamento visa a música, a dança e a cultura popular. Estamos na perspectiva de concluir o maior número de atores da cultura entre blocos, escolas de sambas, afoxés, maracatus, músicas de tradição e dança também”, explicou o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto.

Os valores do auxílio variam entre R$ 3 mil e R$ 15 mil, a serem pagos em parcela única. “O valor do auxílio é de 60% do último cachê pago pelo Governo de Pernambuco. Mas nós temos um piso, o mínimo a ser pago será R$ 3 mil. É uma forma de nós protegermos os mais frágeis, como orquestras de frevo e outros segmentos – e o teto é de R$ 15 mil”, explicou o presidente.

“Alguns critérios para o recebimento são: o artista deve ter domicilio em Pernambuco, ter sido contratado pelo menos uma vez nos últimos três carnavais pela Empetur ou pela Fundarpe e ter participado do Carnaval tradição”, afirmou Canuto.

O auxílio estadual foi instituído através da Lei n° 17.165/2021. Os editais foram disponibilizados no Portal Cultura PE e no site da Empetur. Para realizar o cadastro, os interessados devem criar uma conta na plataforma online Prosas. É necessário também escolher a categoria “Empreendedor” dentro do site e preencher os dados como identificação, mini currículo, nome, endereço, CPF, e-mail e telefone.

Depois, é preciso acessar o edital, realizar a inscrição e o envio de documentos. Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail suporte@prosas.com.br. Os inscritos devem passar por análise de uma comissão formada por representantes da sociedade civil, integrantes da Secult e da Secretaria de Turismo de Pernambuco. O resultado final deve ser divulgado no dia 26 de abril, já os pagamentos estão previstos para a partir de 30 de abril.

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