PREFEITURA DO JABOATÃO AMPLIA OFERTA DE CONSULTAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou a oferta de consultas de psiquiatria infantil a crianças e adolescentes, com foco no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a residentes no município, através da rede complementar do SUS.

 Por meio de acordo celebrado com o Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais – Caine serão realizadas mais 1.400 consultas especializadas, até o mês de dezembro. O público atendido está inserido na fila de regulação do SUS municipal.

Os agendamentos são feitos por ordem de inserção no sistema a partir da confirmação do responsável, após contato telefônico da central de regulação.

Aqueles que precisarem de acompanhamento contínuo serão contrarreferenciados para a Atenção Básica e assistidos pela Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Caso o médico de saúde da família e comunidade identifique a necessidade do apoio do psiquiatra para melhor conduzir o tratamento, poderá contar a qualquer tempo com o apoio do especialista.

“A demanda por especialistas para crianças com Transtorno do Espectro Autista vem sendo um desafio para todos os gestores municipais de saúde, considerando a escassez das especialidades de psiquiatria infantil e neuropediatria no estado e a dificuldade de contratação desses especialistas para a rede pública de saúde”.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde de Jaboatão amplia o convênio com o prestador Caine, para intensificar o cuidado que vem sendo prestado desde a Atenção Básica, mas também proporcionando o acesso ao especialista”, destaca a Secretária de Saúde, Zelma Pêssoa.

É crescente o número de crianças diagnosticadas com TEA, demandando acompanhamento especializado. Nesse sentido, a gestão municipal está atenta às necessidades, como a ausência desses profissionais para contratação. Psiquiatria é uma especialidade com grande demanda, mas pouca oferta para vinculação profissional”.

No mais recente concurso promovido pela Prefeitura do Jaboatão, cujas provas serão aplicadas no dia 25 de agosto e tem a Fundação Carlos Chagas (FCC) como organizadora do certame, há oito vagas para psiquiatras, dentre especialistas em adultos e infantil.

OUTRAS AÇÕES

 Com o intuito de acolher e cuidar das crianças com autismo, a Prefeitura do Jaboatão promove ações permanentes, a exemplo das que ocorrem na rede municipal de ensino. Uma delas é a ampliação das salas de recurso pedagógico. Em 2023, eram 57 salas, atualmente são 65, instaladas nas escolas municipais.

Por meio de lei municipal, Jaboatão também instituiu a Semana da Conscientização da Pessoa com Autismo. Realizada anualmente, no mês de abril, que é dedicado à conscientização do TEA, diversas secretarias trabalham ações para as pessoas com autismo, suas famílias, cuidadores e a sociedade.

Em 2023, durante a programação da Semana, foi anunciada a criação da Carteira de Identificação para a pessoa com autismo, que garante a gratuidade no transporte público municipal para os autistas e seus acompanhantes, além de acesso prioritário aos serviços públicos e privados.

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *