Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Bem – Estar Animal, iníciou, nesta quinta-feira (18) o Programa de implantação de microchips em cães e gatos, além da avaliação clínica, vacinação e triagem para castração nos pets cadastrados pelos protetores.
Iniciativa objetiva tornar a gestão mais eficiente e abrangente com relação a saúde animal, garantindo que cada cão e gato sob a tutela dos protetores sejam devidamente atendidos e acompanhados. A ação começou , no Jaboatão Centro.
O secretário-executivo do Bem-Estar Animal, Bruno Dantas, destacou a importância da ação para a comunidade. “Estamos comprometidos em garantir o bem-estar dos animais de estimação em nosso município.
“A microchipagem é uma ferramenta valiosa para a identificação eficiente dos animais, contribuindo para sua segurança e saúde. É uma iniciativa que reflete o nosso compromisso com a saúde animal e o respeito aos protetores que desempenham um papel fundamental nesse cuidado”, afirmou .
Cláudio de Santana, morador de Vila Rica, cria 15 animais, sendo 11 gatos e quatro cães, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Estou muito contente em poder realizar a microchipagem dos meus animais, pois facilita a identificação deles, além de poder vaciná-los, tudo isso na minha casa. Isso sem contar que eles passaram na triagem e serão castrados logo”, comentou.
PESQUISA
A Secretaria Executiva de Bem Estar- Animal realizou uma pesquisa junto aos protetores cadastrados, obtendo 48 respostas. Equipes compostas por veterinários e assistentes estão se deslocando até o endereço de cada protetor, realizando o serviço aos cães e gatos, proporcionando uma abordagem proativa.
A expectativa é efetuar aproximadamente 60 microchipagens por dia, contribuindo para uma identificação mais eficiente e segura dos animais. Os protetores animais podem realizar o cadastro para participar da iniciativa pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5ea52XC7iCM3SQayXc_vPfaFWmGA9FpqvzHM-ofVQqqM0wQ/viewform




