Foto: Rodolfo Loepert/PCR
Durante a reunião do Comitê de Vacinação Contra a Covid-19, realizada na Prefeitura do Recife, nesta sexta-feira (08), o prefeito João Campos (PSB) assinou um ofício solicitando que o Ministério da Saúde dê prioridade aos professores no Plano Nacional de Vacinação. A atual versão do documento prevê que os profissionais da educação sejam vacinados na última fase do plano.
“Estamos pedindo ao Ministério da Saúde que tire os professores da fase 4 e coloque na fase 1, para então, com os professores e profissionais da educação na fase 1, a gente possa providenciar a volta às aulas de forma segura, tanto para o aluno quanto para o profissional da educação”, explicou o Prefeito.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o objetivo do ofício é garantir o retorno seguro das aulas, minimizando o impacto social e no aprendizado das crianças. O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, comentou a atitude do prefeito.
“Foram muito positivos os encaminhamentos no que diz respeito a área de Educação. Ficamos muito contentes com a decisão do prefeito João Campos de solicitar, por meio de ofício, para que o Ministério de Saúde, priorize os profissionais, os trabalhadores da área da educação, pela importância da educação para todas as nossas crianças e jovens, trazendo eles da fase 4 para a fase 1. O que vai fortalecer esse processo de retomada das aulas nas escolas e dá mais tranquilidade para todos que estão relacionados com a educação”, explicou o Secretário.
Participaram da reunião, a secretária de Saúde do Recife Luciana de Albuquerque e o médico Eduardo Jorge. De forma online, também estiveram presentes, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia professor Sérgio Rezende, a professora Maria Ângela Rocha, o médico Paulo Sérgio Ramos de Araújo da FioCruz e o doutor em biologia molecular da FioCruz Rafael Dhalia, membros do Comitê Técnico de Vacinação contra a Covid-19.