“Segurança Pública do Centro do Recife: Desafios e Soluções” é o tema da audiência pública que acontece nesta quarta-feira (21), no Auditório Ênio Guerra, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Reunião é promoovida pela Comissão Permanente de Segurança Pública, por iniciativa do deputado Joel da Harpa (PL). A ideia é que a Alepe desempenhe seu papel de facilitadora da construção de um diálogo entre instituições públicas e entidades civis, no sentido de construir propostas de soluções estruturantes concretas de revitalização dessa importante região.
Foram convidados para a reunião, a Guarda Municipal do Recife; Comando do 16º BPM; Delegacia de Polícia da Rio Branco; Ministério Público; Arquidiocese de Olinda e Recife-Projeto Casa do Pão, Crea, coordenação do Recentro, CDL, Sindilojas e Associação dos Lojistas do Centro do Recife (Alcere).
Por vários dias, o Parlamentar foi ao Centro do Recife, circulou por diversas ruas e participou de reuniões com representantes do comércio. Segundo Joel da Harpa, o Centro do Recife tem sido objeto de grandes discussões e preocupações por parte da sociedade civil, devido às mazelas e oportunidades que apresenta, em termos de potencial turístico e comercial, se vencidos os desafios que impõe.
“A insegurança, a carência de policiamento adequado, a deterioração dos prédios estrutura urbana, a concentração de moradores de rua e dependentes químicos, e delitos de roubo e furtos, ao lado do trabalho bem intencionado.
Mas ainda carente de uma organização estrutural mínima de entidades beneficentes públicas e privadas, são apenas alguns dos grandes desafios que o Centro do Recife apresenta para os poderes públicos e a sociedade organizada”, afirmou Joel da Harpa.
Foto – Divulgação